Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Agosto de 2017

Bandeira do Brasil
Bandeira do Brasil

» Home
  :: Bandeiras
  :: Clima
  :: Culinária
  :: Cultura
  :: Curiosidades
  :: Dados Gerais
  :: Datas Comemorativas
  :: Divisão Política
  :: Economia
  :: Embaixadas
  :: Fauna
  :: Folclore
  :: Hidrografia
  :: Hino
  :: História
  :: Infra-Estrutura
  :: Litoral
  :: Parques
  :: População
  :: Relevo
  :: Reservas
  :: Tipos Populares
  :: Trajes Típicos
  :: Vegetação
  :: Sites Governamentais

 
» Regiões
» Estados
» Capitais
» Municípios


Brasil (BR)

Clima
Tropical | Equatorial | Semi-árido | Tropical Atlântico | Tropical de Altitude | Subtropical

Características:

O clima brasileiro é bastante diversificado devido à sua extensão, ao seu relevo e às massas polares que atuam tanto na temperatura quanto na pluviosidade. Predominam climas quentes, com temperaturas médias superiores a 20ºC. As massas de ar que interferem mais diretamente são a Equatorial (Continental e Atlântica), a Tropical (Continental e Atlântica) e a Polar Atlântica. A linha do Equador passa ao norte, junto a Macapá (AP) e a Grande São Paulo (SP) fica na Linha de Capricórnio.

Tropical:

Atinge parte de Roraima e do Pará, Planalto Central e das Regiões Nordeste e Sudeste. Caracteriza-se por apresentar duas estações com temperaturas bem distintas: o verão, com chuvas e o inverno, seco. As temperaturas médias excedem os 20°C.

Equatorial:

Atinge toda a Planície Amazônica, o Planalto Norte-Amazônico e parte do Planalto Sul-Amazônico. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (24°C e 26°C) e grandes quantidades de chuva durante todo o ano, causadas principalmente pela ação da Massa Equatorial Continental. No inverno, a parte ocidental da região amazônica pode receber frentes frias originárias da Massa Polar Atlântica. Elas são as responsáveis pelo fenômeno da friagem, a queda brusca na temperatura, que pode chegar a 10°C.

Semi-Árido:

Atinge o Sertão Nordestino e parte do Vale do São Francisco. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (acima de 27°C), com pequenas quantidades de chuva no verão, o que leva a longos períodos de seca.

Tropical Atlântico:

Atinge toda a Planície Litorânea, do Rio Grande do Norte ao Paraná. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (18°C e 26°C), com estações distintas. No litoral do Nordeste, as chuvas intensificam-se no outono e no inverno e mais ao sul, são concentradas no verão.

Tropical de Altitude:

Atinge as partes mais altas do relevo, pois recebe grande influência deste. Abrange regiões de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Apresenta duas estações: o verão chuvoso devido à ação da Massa Tropical Atlântica, e o inverno, seco, causado pelas frentes frias originárias da Massa Polar Atlântica que chegam a provocar geadas. Apresenta temperaturas médias entre 18°C e 22°C.

Subtropical:

Atinge quase todo o Sul do País. Sua característica principal é a de não apresentar estação seca pois chove regularmente durante todo o ano. Suas temperaturas são as mais baixas do Brasil (inferiores a 18°C), chegando a nevar em alguns pontos, e seus verões, quentes.



® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal