Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Agosto de 2017

Bandeira do Brasil
Bandeira do Brasil

» Home
  :: Bandeiras
  :: Clima
  :: Culinária
  :: Cultura
  :: Curiosidades
  :: Dados Gerais
  :: Datas Comemorativas
  :: Divisão Política
  :: Economia
  :: Embaixadas
  :: Fauna
  :: Folclore
  :: Hidrografia
  :: Hino
  :: História
  :: Infra-Estrutura
  :: Litoral
  :: Parques
  :: População
  :: Relevo
  :: Reservas
  :: Tipos Populares
  :: Trajes Típicos
  :: Vegetação
  :: Sites Governamentais

 
» Regiões
» Estados
» Capitais
» Municípios


Brasil (BR)

Divisão Política

Características:

O Brasil é dividido em 5 Regiões, que apresentam traços físicos, humanos, econômicos e sociais comuns, 26 Estados e 1 Distrito Federal e 5.560 Municípios.

Região Norte

Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR), Tocantins (TO)

Região Nordeste

Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN), Sergipe (SE)

Região Centro-Oeste

Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS)

Região Sudeste

Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP)

Região Sul Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC)

O Brasil é uma República Federativa representativa e democrática, governada pela Constituição promulgada em 1988, a sétima desde a Independência do país em 1822.
Seu sistema político é presidencialista e baseado no tríplice poder: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Presidente da República é eleito, de forma direta, em dois turnos para um mandato de 4 anos, com possibilidades de reeleição.
O Poder Legislativo, exercido pelo Congresso Nacional, é bicameral e integrado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
Do Poder Judiciário fazem parte o Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte do País, o Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais Regionais Federais, os Tribunais do Trabalho, os Tribunais Eleitorais, os Tribunais Militares e os Tribunais dos Estados e do Distrito Federal.
O novo clima de liberdade política surgido a partir da lei de Anistia de 1979 permitiu a formação de mais de três dezenas de novos partidos políticos.
Os Estados são autônomos com suas Assembléias Legislativas e seus Governadores, que são eleitos a cada 4 anos.
Os Municípios também são autônomos, com suas Câmaras Municipais e prefeitos.
O voto é direto, secreto e obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos, mais de 70 e analfabetos.

Símbolos:

Bandeira:
É um retângulo verde, simbolizando suas matas, sobre o qual se superpõem um losango amarelo, simbolizando suas riquezas, um círculo azul com 27 estrelas brancas, simbolizando os Estados e o Distrito Federal, e uma faixa branca com a inscrição "Ordem e Progresso". As estrelas estão dispostas segundo o céu do Rio de Janeiro às 8:30h do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. Em 19 de novembro comemora-se seu dia.
Veja a Bandeira Nacional Bandeira Nacional

Hino:
Música de Francisco Manoel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque Estrada.
Letra e Música do Hino Nacional

Armas Nacionais:
É obrigatório o uso das Armas Nacionais nos papéis de expediente, nos convites, nas publicações oficiais de nível federal, além de nos prédios públicos.
Veja a Armas Nacionais Brasão

Selo Nacional:
É usado para autenticar os atos de Governo, os diplomas e certificados expedidos pelos estabelecimentos de ensino oficiais ou reconhecidos.
Veja o Selo Nacional Selo Nacional



® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal