Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 15 de Dezembro de 2018

Bandeira do Brasil
Bandeira do Brasil

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Aracaju
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Aracaju - SE

História

Aracaju era apenas mais um povoado do Estado de Sergipe que tinha por Capital a Cidade de São Cristóvão. Até que surge a idéia de se ter um núcleo urbano moderno para ser a Capital do Estado, com um porto que atenda às necessidades de escoamento da produção açucareira do Vale do Cotinguiba.
O lugar escolhido foi o Povoado de Santo Antônio de Aracaju.
Em 1855, Aracaju foi elevada à condição de Cidade e a Capital foi transferida. A partir daí a Cidade, que estava instalada no Alto da Colina de Santo Antônio, se expande para as margens do Rio Sergipe.
Surgem a primeira fábrica de tecidos, a imprensa oficial, as linhas de barco para o interior.
Em 1900 iniciam-se as obras de pavimentação, embelezamento e saneamento. O Centro do Poder Político-Administrativo, atual Praça Fausto Cardoso, foi o ponto de partida para o crescimento da Cidade. Todas as ruas foram construídas como um tabuleiro de xadrez desembocando no Rio Sergipe.
Chegaram os bondes de burro, a água encanada, os esgotos e a estrada de ferro.
Em 1920, Aracaju era o maior centro urbano do Estado.
Em 1926 os bondes de burro foram substituídos pelos bondes elétricos.
Surgiram os bairros periféricos como o Siqueira Campos para abrigar as pessoas vindas do interior e as terras de maior valor eram aquelas que faziam fronteira com o Rio Sergipe.
Em 1963, um novo ciclo de desenvolvimento aconteceu com a chegada da Petrobrás para extrair as riquezas do subsolo sergipano. A renda per capita de população cresceu rapidamente e o padrão de vida também. Construiram-se os shopping centers, os edifícios modernos, e a Cidade ganhou a fisionomia de Metrópole de porte médio, sem problemas de segurança nem infra-estrutura, porém o turismo não era explorado.
Começaram, então, obras de infra-estrutura turística. A Cidade recebeu hotéis de nível, a orla da Praia de Atalaia foi construída e rodovias foram implantadas.
Atualmente vem se consolidando como destino turístico.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal