Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 14 de Novembro de 2018

Bandeira do Paraná
Bandeira do Paraná

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Curitiba
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Curitiba - PR

Parques  
Parques | Áreas de Preservação

Parques:

Bosque Zaninelli:
Parque com  37 mil m² de mata nativa, localiza-se onde existia desde 1947 uma das maiores pedreiras da Cidade. Abriga a Universidade Livre do Meio Ambiente.
Localização: Rua Victor Benato, Pilarzinho.
Funcionamento: Sábado e domingo das 8:00h às 18:00h.

Parque Tanguá:
Parque com 235 mil m², inaugurado em 1996, possui pista de cooper, ciclovia, churrasqueira, lanchonete, um paredão de pedras com 64 m, mirante, cascatas e lagos unidos por uma passarela de madeira. Conta com um túnel de 50 m escavado em uma parede rochosa, e que pode ser transpassado a pé ou por barco, como as gôndolas de Veneza.
Localização: Rua Dr. Bembem, Pilarzinho. 
Funcionamento: Diariamente.

Parque Caiuá:
Parque com
46 mil m², possui quadras de futebol, de grama, de areia, de voleibol e playground.

Parque Diadema:
Parque com
112 mil m², inaugurado em 1994, possui quadras de futebol, de areia, de voleibol e playground.
Localização: Cidade Industrial de Curitiba.

Horto Municipal do Guabirotuba:
Área de 8 ha, produz anualmente 2,5 milhões de mudas de flores e forrações.
Localização: Av. Senador Salgado Filho, 151 - Tel: 296-4209.

Bosque de Portugal:
Parque com
área verde de 21 mil m², inaugurado em 1994, no Vale do Córrego Tarumã, possui duas partes: a Área de Animação, construída em piso mosaico português com desenhos que lembram o mar e uma caravela estilizada circundada por sete colunas com os nomes dos países de língua portuguesa e a Alameda dos Cantares Portugueses, um caminho de pedras aberto no meio da mata, ao longo do córrego, com 22 pilares mostrando azulejos portugueses pintados a mão com 27 poesias da língua portuguesa (Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau).
Localização: Rua Osório Duque Estrada esquina com Rua Fagundes Varela, Jardim Social.
Funcionamento: Diariamente das 8:00h às 20:00h.

Bosque do Pilarzinho:
Parque com
76 mil m² e equipamentos de lazer ligados à educação ambiental. Está localizado no Bairro de mesmo nome.

Bosque dos 300 Anos:
Parque com
28 mil m² de área, inaugurado em 1993, reconta a história dos primeiros habitantes da Cidade. 
Localização: Sítio Cercado, área sul da Cidade.

Bosque Alemão:
Parque com
38 mil m²  de mata nativa, abriga o Oratório Bach, o Memorial Alemão e a "Casa dos Contos" (reprodução da Casa da Bruxa), onde está instalada a biblioteca com livros infantis. Possui um mirante de 15 m, um palco ao ar livre, Mural de Fausto e doze murais em azulejos contando a história de João e Maria.
Localização:  Jardim Schaffer, entre as Ruas Franz Schubert, Nicollo Paganini e Francisco Schaffer - Tel: 338-6835.
Funcionamento: Casa dos Contos - sábado, domingo e feriados das 11:00h às 16:00h. Parque - Diariamente das 8:00h às 20:00h.

Bosque Boa Vista:
Parque com
12 mil m² de área, apresenta trilhas ecológicas para educação ambiental das crianças.
Localização: Entre as Ruas Holanda e Vicente Ciccarino, Boa Vista.

Bosque Italiano:
Antigo Bosque São Cristóvão, nele acontecem festas típicas italianas. Abriga o Memorial Italiano, um palco coberto com camarins, uma polenteira com chaminé, quiosques para a venda de uvas e vinhos, churrasqueiras e um pavilhão que serve como restaurante. 
Localização: Santa Felicidade.

Passeio Público:
Parque com
70 mil m², inaugurado em 1886 e construído em 1913, foi o primeiro parque público de Curitiba. Seu portal principal é cópia fiel do Portão do Cemitério de Cães de Paris. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, no ano de 1974. Possui três lagos (com pedalinho), e cada um com uma ilha, aquário, um palco flutuante, playground, o tradicional Restaurante Pasquale com comidas típicas e um Zoológico, o primeiro de Curitiba, abrigando pequenos animais.
Localização: Rua Luiz Leão, s/nº, Centro - Tel: 321-8533.
Funcionamento: Diariamente, das 8:00h às 17:00h.  

Parque do Trabalhador:
Parque com
192 mil m² de mata nativa, possui playground, churrasqueiras e quadras esportivas. É muito freqüentado pelos moradores e trabalhadores da Cidade Industrial.
Localização: Rua Manoel Waldomiro de Macedo.

Bosque São Cristóvão: 
Parque que abriga o Memorial Italiano. 
Localização: Santa Felicidade.

Parque dos Tropeiros:
Parque com
174 m², inaugurado em 1994, é um espaço de cultura gaúcha. Possui espaços específicos para apresentação de danças típicas e rodeios, área para camping, churrasqueiras e um bosque com espécies nativas.
Localização: Rua Maria Lúcia Locher de Athayde, Cidade Industrial - Tel: 335-2112.

Áreas de Preservação:

Parque Estadual João Paulo II:
Área de preservação, criada em 1986, com 4,63 ha de mata nativa inaugurado, após a visita do Papa a Curitiba. Abriga o Memorial da Imigração Polonesa e uma estátua com a imagem de João Paulo II. Possui um palco para apresentações artísticas e ciclovia.
Localização: Rua Mateus Leme, Centro Cívico - Tel: 350-8375. 
Funcionamento: Diariamente, das 6:00h às 20:00h.

Parque Municipal do Iguaçu - Zoológico:
Área de preservação, com 141,5 ha, criada em  1982, possui sete setores diferentes: o esportivo com quadras de esportes, playground, estádio de beisebol; o setor náutico, com as raias de remo; a estação de piscicultura e a praia fluvial; os pomares públicos; os bosques naturais; o setor pesqueiro e o santuário ecológico. Abriga a Casa de Acantonamento e  o Zoológico com uma área de mata nativa de 530 mil m², abrigando 80 espécies de animais.
Localização: Av. Marechal Floriano Peixoto, Boqueirão.
Funcionamento: 3ª feira a domingo das 8:00h às 17:00h.

Bosque Capão da Imbuia:
Área de preservação, com 3,4 ha de mata nativa, principalmente araucária e imbuia, abriga o Museu de História Natural.
Localização: Entre as Ruas Professor Nivaldo Braga e Benedito Conceição.

Bosque da Fazendinha:
Área de preservação, com 7,28 ha de área verde, era uma antiga fazenda. Possui palco ao ar livre, canchas esportivas, playground, churrasqueiras, trilhas ecológicas e mirante. A casa da fazenda, construída em 1896, em estilo neoclássico, hoje abriga a Secretaria Municipal da Criança.
Localização: Rua Carlos Klemtz, Bairro Fazendinha.

Parque São Lourenço:
Área de preservação, com 20,39 ha, criada em 1972, possui uma grande pista para carrinhos de rolimã, canchas de futebol, churrasqueiras e um lago cercado por área verde nativa. Conta com o Centro de Criatividade que se dedica às atividades ligadas as artes plásticas, pesquisa de som, luz e movimento e com uma biblioteca, um local para exposições, auditório e sala de projeção. No local funcionava uma fábrica de cola que, em 1970, teve seu tanque rompido com as chuvas fortes que caíram na Cidade. A Prefeitura desativou a fábrica e iniciou obras de paisagismo transformando o local no Parque. As máquinas da fábrica se transformaram em esculturas.
Localização: Rua Mateus Leme- Tel: 322-1525.
Funcionamento: Diariamente das 8:00h às 18:00h.

Bosque Gutierrez:
Área de preservação com 1,8 ha, criada em 1989, abriga uma praça com 6.590 m², a Casa do Seringueiro, Escola Amazônica, o Instituto de Estudos Amazônicos e o Memorial ao Ecologista Chico Mendes, com uma réplica da carta por ele enviada ao Juiz de Xapuri, no Acre, denunciando que era ameaçado de morte, gravada em pedra. Possui várias torneiras com água mineral, que nasce no Bosque, dois pequenos lagos e trilhas de observação. 
Localização: Rua Albino Raschendorfer, s/nº, Final da Rua Jacarezinho, Vista Alegre - Tel: 335-2112.
Funcionamento: Diariamente das 8:00h às 18:00h.

Parque Reinhard Maack:
Área de preservação com 7,8 ha de mata remanescente de araucárias, criada em 1989, homenageia ao geólogo e pesquisador alemão que chegou ao Paraná em 1923. Abriga a Trilha de Aventura, num percurso de 900 m, com brinquedos educativos e ecológicos, equipamentos para recreação e casa de educação ambiental. 
Localização: Vila Hauer - Tel: 335-2112  
Funcionamento: Sábado, domingo e feriados das 9:00h às 18:00h.

Parque General Iberê de Mattos:
Área de preservação com 15,2 ha, criada em 1988, possui quadras de futebol e de vôlei de areia, churrasqueiras, playground, lago artificial e bosque com diversas espécies vegetais nativas. Sua entrada é um portal em forma de pirâmide com arcos de tubo de ferro colorido representando a entrada para o paraíso.
Localização: Entre a Rua Canadá e a Av. Erasto Gaertner, Bacacheri.
Funcionamento: Diariamente das 6:00h às 22:00h.

Parque Municipal Barigüi:
Área de preservação com 140 ha, é um dos maiores parques da Cidade, a 5 km do Centro. Conta com um grande lago com pedalinhos, bosques com  500 mil m², pistas de aeromodelismo e bicicross, canchas de futebol e voleibol, trilha para trekking ou cooper, parque de diversões, Estação da Maria Fumaça, quadras esportivas, churrasqueiras, centro gastronômico e playground. Abriga o Centro de Convenções e de Exposições, o Museu do Automóvel e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 
Localização: Av. General Mário Tourinho, início da Rodovia BR-277, sentido Ponta Grossa - Tel: 244-8778. 
Funcionamento: Diariamente.

Área de Proteção Ambiental do Iguaçu: 
Área de preservação com 3.968,45 ha. 

Parque Municipal da Barreirinha:
Área de preservação com 27,53 ha, criada em 1972, possui lanchonete, churrasqueiras, três lagos formados por nascentes, bosque com 200 mil m² de mata nativa, biblioteca infantil, playground e cabana rústica. Abriga o Horto Municipal, que ocupa uma área de 125.380 m², produzindo 120 mil mudas de árvores e arbustos nativos e exóticos, utilizados na arborização de vias e logradouros públicos e na recuperação de bosques e matas. 
Localização: Av. Anita Garibaldi, 6.010, Barreirinha - Tel: 335-2112. 
Funcionamento: Diariamente das 6:00h às 18:00h.

Área de Proteção Ambiental do Passaúna:
Área de preservação criada em 1991, com 16.020,04 ha, para preservar o manancial do Rio Passaúna, abrange as terras dos Municípios de Campo Magro, Araucária, Campo Largo e Curitiba. Possui trilha ecológica com 3,5 km, ancoradouro de barcos, choupanas, áreas de pesca, playground, uma estação biológica na antiga olaria que ali funcionou, lanchonete e um mirante de 46 m de altura.
Localização: Rua Eduardo Sprada, Contorno Sul - Tel: 335-2112.
Funcionamento:  Diariamente.

Parque Tingüi:
Área de preservação com 38 ha, criada em 1994, seu nome é uma referência aos índios que habitavam a região. Abriga o Memorial da Imigração Ucraniana. 
Localização: Entre as Ruas Fredolin Wolf e José Valle - Tel: 336-8467.
Funcionamento: Diariamente das 8:00h às 18:00h.

Jardim Botânico Fanchette Rischbieter:
Área de preservação com 22,49 ha, criada em 1991, com arquitetura inspirada nos jardins franceses. Apresenta, na sua entrada, um tapete de flores. Conta com estufa, inspirada nos palácios de cristal ingleses do século XIX, em estrutura metálica, com várias espécies botânicas e trilhas pela mata nativa. Abriga o Museu Botânico.
Localização: Rua Ostoja Roguski (Primeira Perimetral dos Bairros), Capanema - Tel:  350-8646.
Funcionamento: Diariamente das 6:00h às 20:00h.
 

Zoológico Municipal de Curitiba:
Localização: Rua Presidente Faria s/nº, Centro.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal