Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 30 de Julho de 2014
Busca no Site:
Busca por município:

Bandeira de Amazonas
Bandeira de Amazonas

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Manaus
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios
» Álbum de Fotos
» Notícias
» Comentários
» CEP
» Fale Conosco
» Favoritos
» Quem Somos


Manaus - AM

Arquitetura
Palácios | Construções | Praças | Monumentos | Templos

Palácios:

Palácio da Justiça:
Construção de 1893, em estilo neoclássico, inaugurado em 1900, numa área elevada e com proteção de um espesso muro. Suas características arquitetônicas foram inspiradas na arquitetura do 2º Império Francês e do neoclassicismo inglês. Desde sua inauguração cumpre a função de Palácio da Justiça. Em seu interior apresenta aspectos barrocos.
Localização: Av. Eduardo Ribeiro, 901 - Tel: 622-2588
Funcionamento: 2ª a 6ª feira de 8:00h às 15:00h.

Palácio Rio Negro:
Construção do final do século XIX com o objetivo de ser residência de um comerciante alemão de borracha e ficou conhecido, na época de sua construção, como Palacete Scholtz. Foi comprado pelo Estado, em 1918, para ser a residência do Governador, passando a ter o nome atual. Apresenta características ecléticas com predomínio de elementos clássicos. Tombado pelo Patrimônio Estadual em 1980. Deixou de abrigar o Poder Executivo Estadual em 1995 passando a ser o Centro Cultural Palácio Rio Negro.
Localização: Av. Sete de Setembro, 1.546, Centro - Tel: 622-2880
Funcionamento: 3ª a 6ª feira de 10:00h às 17:00h e sábado e domingo de 16:00h às 21:00h.

Paço da Liberdade / Paço Municipal:
Construção de 1874, é um dos primeiros exemplos da arquitetura neoclássica em Manaus.
Localização: Praça D. Pedro II, s/nº, Centro.

Palácio Rio Branco:
Abriga a Assembléia Legislativa do Estado.

Construções:

Mercado Municipal Adolpho Lisboa:
Segundo a ser montado no Brasil, inaugurado em 1882, localiza-se de frente para o Rio Negro, em estilo art nouveau, com a estrutura em ferro fundido e vitrais coloridos. É uma réplica do Mercado de Les Halles de Paris. Atualmente continua como um centro de comercialização de produtos regionais e de outras localidades do País. Conhecido popularmente como "Mercadão", é a principal porta de entrada na cidade da produção pesqueira e rural do Estado.
Localização: Rua dos Barés, 46, Centro - Tel: 234-8441.

Relógio Municipal:
Encomendado a uma relojoaria suíça, está instalado em um pedestal de pedra construído em 1927. Compõe a paisagem arquitetônica do Largo da Matriz.
Localização: Av. Eduardo Ribeiro, Centro, em frente à Praça da Matriz.

Quartel da Polícia Militar:
Construção de 1867, é uma das construções mais antigas de Manaus. Abriga os Museus Tiradentes e de Numismática. Foi comprado para sediar o Tesouro Provincial, sendo inaugurado em 1875, passando a ser conhecido como Palacete da Província. Nele funcionou o Liceu, a Biblioteca Pública, a Assembléia Provincial e a Repartição das Obras Públicas. Em 1890 foi ocupado pela Polícia, e em 1895 teve suas  instalações ampliadas e transformadas em Quartel para o Batalhão Militar do Estado. O prédio faz parte do Conjunto Arquitetônico da Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia). Tombado com Patrimônio Histórico do Amazonas em 1988.
Localização: Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia) - Tel: 622-4927
Funcionamento: 2ª a 6ª feira de 8:00h às 16:00h.

Colégio Estadual D. Pedro II:
Faz parte do Conjunto Arquitetônico da Praça Heliodoro Balbi.

Conjunto Arquitetônico do Porto de Manaus:
No Porto encontram-se várias construções que formam o Conjunto Arquitetônico do Porto de Manaus. São elas: o Prédio da Ilha de São Vicente (Rua Bernardo Ramos), construção de 1852; o Prédio do Escritório Central (Rua Taqueirinha),  o Museu do Porto (Boulevard Vivaldo Lima), o prédio onde funciona o anexo da Assembléia Legislativa do Estado (Rua Governador Vitório), o antigo Prédio do Tesouro Público (Rua Maurício de Souza), construção de 1890; o Trapiche 15 de Novembro, construção de 1890; e demais armazéns, as pontes, o cais flutuante, os Prédios da Alfândega e da Guarda Moria, além da construção localizada na entrada do Roadway. As construções encontram-se em bom estado de conservação. As instalações estão em funcionamento normal. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1987.
Localização: Rua Marquês de Santa Cruz, Centro - Tel: 633-3433.

Cais do Porto de Manaus:
Construção de ingleses inaugurado em 1902. Acompanha o nível do Rio Negro, flutuando de acordo com sua enchente ou vazão. Tem 300 m de extensão e não tem limitação de calado, recebendo navios de grande porte.
Localização: Av. Eduardo Ribeiro, s/nº, Centro.

Prédio da Alfândega e Guarda Moria:
Os Prédios da Alfândega e da Guarda-Moria foram os primeiros prédios pré-fabricados no Brasil, construídos com blocos de pedra pela firma inglesa Manaos Harbour Limited, como parte do contrato de concessão do Porto de Manaus. Em estilo eclético, com elementos medievalistas e renascentistas,  foram inaugurados em 1909. Fazem parte do Conjunto Arquitetônico do Porto, tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1987. O da Guarda-Moria apresenta torre e farol.
Localização: Rua Marquês de Santa Cruz, s/nº, Centro - Tel: 622-3025.
Funcionamento: 8:00h às 12:00h e de 14:00h às 16:00h.

Teatro Amazonas:
Inaugurado em 1896, é a obra arquitetônica mais significativa do período áureo da borracha e principal Patrimônio Artístico Cultural do Estado. Apresenta linhas neoclássicas, onde se misturam diversos estilos. Destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre, assinada por De Angelis, em 1899, denominada "A Glorificação das Belas Artes na Amazônia"; na parte externa, a cúpula com 36 mil escamas em cerâmica esmaltada pintadas nas cores da Bandeira Nacional; a nave central em forma de harpa; o pano-de-boca com a pintura “O Encontro das Águas” feita originalmente em Paris por Crispim do Amaral; as telas representando a Música, o Drama e a Tragédia; o lustre central dourado importado de Veneza; e o piso formado por 12 mil peças de madeiras encaixadas sem utilização de pregos ou cola. Abriga um pequeno Museu com mostra de plantas e croquis originais; raros utensílios de porcelana; programas e ingressos; e objetos dos artistas que ali se apresentaram. Tem capacidade para 685 lugares na platéia e nos três andares de camarotes. Possui guias que falam inglês, francês, espanhol, italiano e alemão. Hoje funciona  normalmente como casa de espetáculos, com atrações artísticas regionais, nacionais e internacionais.
Localização: Rua Tapajós, s/nº, Praça São Sebastião, Centro - Tel: 622-1880
Funcionamento: 2ª a sábado de 9:00h às 16:00h.

Biblioteca Pública:
Construção de 1860, em estilo eclético. Apresenta um átrio em seu vão central, onde se localizam o vestíbulo, os halls dos dois andares e a escada de ferro com degraus.
Localização: Rua Barroso, 57, Centro - Tel: 234-0588
Funcionamento: 2ª a 6ª feira de 8:00h às 17:30h.

Tesouro Estadual:
Construção do começo do século, é um prédio luxuoso, típico da época áurea da borracha.

Vila Olímpica de Manaus:
Inaugurada em 1990, está entre as mais bem preparadas e equipadas da América Latina. Ocupa uma área de 228.288 m² e é palco de campeonatos e exibições a nível nacional e internacional. Possui pista e campo de atletismo, parque aquático, quadras esportivas, sala de musculação e recuperação física e área para prática de skate. Conta ainda com um alojamento, refeitório, sala de fisioterapia e auditório.
Localização: Av. Pedro Teixeira, 400, Flores - Tel: 238-8960.

Estádio Vivaldo Lima:
Inaugurado em 1970 e reinaugurado em 1995, conhecido como"Vivaldão", possui sistema de som importado da Bélgica, catracas eletrônicas e placar eletrônico com reprodução simultânea e replay. O gramado tem sistema de irrigação automático, com drenagens verticais e horizontais.
Localização: Av. Constantino Nery, s/nº, Flores - Tel: 236-1640.

Reservatório do Mocó:
Construção do final do século XIX composta de dois pavimentos. Seu reservatório tem capacidade para 5.650 m3 de água. Seu térreo se assemelha ao Mercado Público. Situa-se à cabeceira de um parque arborizado.
Localização: Praça Chile, Vila Municipal.

Teatro Chaminé:
Antiga estação de tratamento de esgotos, atualmente abriga um importante espaço para apresentações e exposições de arte.
Localização: Rua Isabel, 42, Centro - Tel: 234-7877.

Praças:

Praça Heliodoro Balbi / Praça da Polícia:
Abriga o Quartel da Polícia Militar e o Colégio Estadual Dom Pedro II.

Monumentos:

Abertura dos Portos:
Obra de Domenico de Angelis que demonstra a  importância histórica do acontecimento para a região. Feito em mármore, granito e bronze, foi inaugurado em 1900.
Localização: Praça São Sebastião, Centro.

Templos:

Igreja Nossa Senhora dos Remédios:
Construção de 1868, erguida sobre um cemitério indígena.
Localização: Rua Miranda Leão, s/nº, Centro.

Igreja de São Sebastião:
Construção de 1888, na época do apogeu da borracha, em estilo neoclássico, com alguns elementos medievalistas. Seu interior apresenta painéis de Domênico de Angelis  e Balerinia e vitrais europeus, bem ao estilo da época. A capela lateral, à esquerda, abriga um presépio em tamanho natural com um grande camelo. Pertence aos Padres Capuchinhos.
Localização: Rua 10 de Julho, s/nº, Praça São Sebastião, Centro - Tel: 232-4572.

Igreja da Matriz:
Construção de 1878 no local da Igreja original de 1695 destruída por um incêndio. É bastante simples, com predominância de linhas retas em estilo neoclássico. Localiza-se sobre uma pequena elevação, em frente ao Porto de Manaus, destacando-se na  paisagem do Centro da Cidade devido às suas belas escadarias que sugerem o desenho de uma lira. Conserva o mausoléu com os restos mortais de Dom Lourenço Costa Aguiar, bispo à época de sua fundação.
Localização: Praça da Matriz, Centro - Tel: 234-7821.




Busca no Site:
Busca por município:

© Copyright 2000-2013 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal