Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 30 de Outubro de 2014
Busca no Site:
Busca por município:

Bandeira de Amazonas
Bandeira de Amazonas

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Manaus
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios
» Álbum de Fotos
» Notícias
» Comentários
» CEP
» Fale Conosco
» Favoritos
» Quem Somos


Manaus - AM

Hidrografia
Rios | Balneários | Praias | Cachoeiras | Ilhas

Rios:

Rio Amazonas:
Originado do encontro dos Rios Negro e Solimões, nasce a 5.300 m de altitude, na montanha Nevado Mismi, nos Andes peruanos, é o maior rio do mundo, tanto em extensão, com 6.885 km, como em volume d’água, pois despeja no mar cerca de 200.000 m3 de água por segundo. Até chegar à denominação de Amazonas, o rio é chamado de Apurimac, Ucayali e Marañon. Ao entrar no Brasil, passa a se chamar Solimões. É um típico rio de planície, e seu curso abrange 3 países - Peru, Colômbia (em curtíssimo trecho) e Brasil.  Corta o Amazonas no sentido Oeste-Leste, recebendo diversos afluentes, e possui vários Municípios em suas margens. Protagoniza um dos maiores fenômenos hidrográficos da região: a pororoca, quando suas águas se encontram com as do Oceano. Forma a maior bacia hidrográfica do planeta, com cerca de 7.000.000 km², dos quais aproximadamente 4.000.000 km² estão situados em território brasileiro, e o restante distribuído por oito países sul-americanos: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia. Possui o maior potencial hidrelétrico do país, mas a baixa declividade do seu terreno dificulta a instalação de Usinas Hidrelétricas. De Benjamin Constant, na fronteira entre o estado do Amazonas e o Peru, até a ilha de Marajó, o Amazonas só desce 65 m em 3.000 km. É totalmente navegável e atravessado pela linha do Equador, portanto possui afluentes nos dois hemisférios. Fertiliza uma região de quase 6 milhões km², equivalente a mais de metade da Europa.

Rio Solimões:
Rio que nasce no Peru, entra no Brasil no Município de Benjamin Constant (AM) e se encontra com o Rio Negro, na altura de Manaus, passando a se chamar de Amazonas. 
Pode-se observar botos mergulhando e aves pequenas voando, além de outro fenômeno denominado Terras Caídas, que ocorre quando as terras das margens vão desmoronando devido à força das águas do Solimões.

Rio Negro:
Principal afluente do Amazonas, banha três países da América do Sul e percorre cerca de 1.700 km. Nasce no leste da Colômbia, formando a fronteira com a Venezuela e depois da junção com o Cassiquiare, recebe o nome de rio Negro. Entra no território brasileiro no estado do Amazonas e segue a direção sudeste. Próximo a Manaus, encontra-se com o Solimões, passando a ser chamado Amazonas.

Encontro das Águas/ Rios Solimões e Negro:
Fenômeno natural causado pela diferença de densidade, temperatura e velocidade de suas águas. As águas cor de barro do Solimões (a 6 km/h e 28ºC) se encontram com as águas escuras do Negro (a 2 km/h e 22ºC), a 10 km de Manaus, e percorrem 6 km, até a Ilha de Terra Nova, sem se misturarem.

Balneários:

Tarumã Grande:
Balneário público, formado por um igarapé (braço de rio) apresentando queda d'água.
Localização: Estrada do Tarumã.

Tarumãzinho:
Continuação do mesmo Igarapé de Tarumã Grande. Possui várias quedas d’água, como a Cachoeira das Almas, a mais freqüentada. Possui, também, restaurante e salão de danças.
Localização: Estrada do Tarumã.

Praias:

Praia Dourada:
Praia fluvial no Igarapé do Tarumã, é um balneário particular, sendo necessário pagar uma taxa para freqüentá-lo. Possui restaurante, brinquedos e equipamentos de navegação que são alugados.
Localização: Estrada do Tarumã, km 10, a 20 km de Manaus.

Praia Grande:
Praia insular do Rio Negro, com areia branca e fina e extensão de 1,5 km na época da vazante (agosto a setembro). Apresenta vegetação abundante.
Localização: 100 km de Manaus, 6h de barco.

Praia do Tupé:
Praia no Rio Negro, bastante freqüentada. Seu acesso é feito apenas por via fluvial. Na época da cheia apresenta 20 m de extensão e na vazante, 80 m. Abriga uma Reserva Biológica.
Localização: 23 km de Manaus, 1h de barco.

Praia da Lua:
Praia na margem esquerda do Rio Negro, com o formato de lua em quarto crescente. Possui abundante vegetação e grande faixa de areia. Suas águas são geladas e límpidas. É bastante freqüentada e seu acesso é exclusivamente fluvial.
Localização: 23 km de Manaus.

Praia de Ponta Negra:
Conhecida como Parque Cultural, Esporte e Lazer Ponta Negra. A praia, durante a vazão do Rio Negro (setembro a março), apresenta quase 2 km de extensão e praticamente desaparece na época das cheias. Dela se avista um dos mais belos pôr-do-sol da Cidade. Na parte mais alta apresenta um bosque e infra-estrutura turística. Possui quadras de esportes, ciclovia e anfiteatro para shows, que acontecem freqüentemente.
Localização: 13 km de Manaus, ao lado do Tropical Hotel de Manaus.

Cachoeiras:

Cachoeira do Paricatuba:
Cercada por vegetação abundante, localiza-se à margem direita do Rio Negro. O acesso é feito por via fluvial.

Cascatinha do Amor:
Com águas límpidas e frias, seu acesso é feito apenas por via fluvial, sendo necessária uma pequena caminhada para se chegar até ela.
Localização: Igarapé do Guedes.

Cachoeira do Leão:
Suas águas são límpidas e geladas. Possui vegetação abundante à sua volta mas não tem infra-estrutura turística.
Localização: km 34 da rodovia AM-10 (Manaus-Itacoatiara)

Cachoeira da Suframa:
Recanto exclusivo dos funcionários da Superintendência da Zona Franca de Manaus.
Localização: km 97 da BR-174 (Manaus-Caracarai)

Ilhas:

Arquipélago de Anavilhanas:
Um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, possui área de 350.018 ha e cerca de 400 ilhas. Localiza-se a nordeste do Amazonas, no Rio Negro, entre Novo Airão e Manaus. É desabitado e o acesso é apenas fluvial. No inverno, na época da cheia, muitas ilhas são inundadas total ou parcialmente.






Busca no Site:
Busca por município:

© Copyright 2000-2013 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal