Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 19 de Maio de 2019

Bandeira de Amazonas
Bandeira de Amazonas

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Manaus
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Manaus - AM

Parques
Parques | Áreas de Preservação

Parques:

Parque Cultural, Esporte e Lazer Ponta Negra:
Localizado na Praia de Ponta Negra, é dotado de infra-estrutura turística. Possui quadras esportivas, de areia, ciclovia, mirante, playground, posto médico e um calçadão com bares, restaurantes e lanchonetes. Dispõe também de um anfiteatro, com capacidade pra 15 mil pessoas, camarim e é palco de freqüentes shows populares.
Localização: 13 km do Centro.

Bosque da Ciência:
Inaugurado em 1995, funciona nas dependências do INPA - INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA, preservando espécies vegetais e animais da Amazônia. Ocupa 13 ha no perímetro urbano e tem como principais atrações o viveiro de ariranhas, os tanques de peixe-boi, o Condomínio das Abelhas, a Casa da Ciência, a Casa da Madeira, o Recanto dos Inajás, o Lago Amazônico, o viveiro de jacarés, o Paiol da Cultura, a Ilha da Tanimbuca, o Jardim Botânico e o Abraço da Morte. Pode-se fazer passeios por suas trilhas e caminhos.
Localização: Rua Otávio Cabral, s/nº, Aleixo - Tel: 643-3192 / 643-3135.
Funcionamento: 3ª a 6ª feira de 9:00h às 12:00h e de 14:00h às 16:00h e sábado, domingo e feriados de 9:00h às 16:00h.

Parque Ecológico Janauari:
Com uma área de 9.000 ha, concentra vários ecossistemas da região. Possui matas de terra firme, de várzea e igápos (floresta inundada). Pode-se passear de canoa pelos igápos. Possui um lago de Vitórias-Régias - planta que abre sua folha redonda sobre as águas rasas e sem correnteza e chega a medir 1,8 m de diâmetro - com uma passarela rústica. Abriga o Lago do Janauari com águas calmas e cristalinas. É bem acessível aos turistas.
Localização: No Rio Negro, a 7 km do Centro.

Zoológico do CIGS:
Área mantida pelo Exército, com 30 mil m², possui cerca de 300 animais de 73 espécies diferente, entre eles: onças, suçuaranas, jaguatiricas, gatos mouriscos, macacos de diversas espécies, jibóias, sucuris, jacarés-açu, veados, araras e gaviões-reais. Construído em 1967, inicialmente para os alunos do Curso de Operações na Selva, e em seguida, após algumas modificações na sua infra-estrutura, foi aberto ao público externo, transformando-se num centro de referência em pesquisas.
Localização: CIGS - Centro de Instrução de Guerra da Selva - Estrada da Ponta Negra, 750, São Jorge - Tel: 625-2044.
Funcionamento: 3ª feira a domingo das 9:30h às 16:30h.

Zoológico da CIA Tropical de Hotéis da Amazônia:
Localização: Estrada da Ponta Negra, s/nº, Ponta Negra.

Áreas de Preservação:

Parque Municipal do Mindu:
Criado em 1992, em área urbana, possui 300 mil m² de mata, sendo um área de estudos ecológicos. Administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente - Sedema - e voltado às atividades científicas, educativas, culturais e turísticas. É um dos últimos refúgios do Sauim-de-coleira, macaco que só existe na região de Manaus e está ameaçado de extinção. Pode-se caminhar por suas trilhas com segurança, observando a mata de capoeira, a mata de terra firme, a mata de baixio e as áreas desmatadas ilegalmente. Dispõe de biblioteca, centro de informações sobre meio ambiente, anfiteatro para 700 pessoas e orquidário.
Localização: Rua Perimetral, s/nº, Parque 10 de Novembro - Tel: 236-7702.
Funcionamento: 3ª feira a domingo das 8:00h às 17:00h.

Reserva Ducke:
Centro de Pesquisa do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), possui uma torre de 40 m de altura, acima da copa das árvores, que pode ser visitada, oferecendo uma perfeita perspectiva da floresta. A reserva tem base fixa para pernoite.
Localização: Rodovia AM-010 (Manaus - Itaocoatiara), km 26. 
Informações: INPA - Divisão de Reservas - Tel: 643-3252.

Área de Relevante Interesse Ecológico Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais: 
Área de preservação com 3.288 ha, criada em 1985, protege as áreas naturais. Localiza-se no Município de Manaus.

Estação Ecológica de Anavilhanas:
Área de preservação com 350.018 ha, criada em 1981 para proteger e preservar o maior arquipélago fluvial do mundo, composto por 400 ilhas, e promover a pesquisa científica. Nela ocorre anualmente o festival do peixe-boi, que promove a consciência preservacionista. Abrange as terras dos Municípios de Airão, Novo Airão e Manaus. O principal acesso é pelo Rio Negro (40 minutos de Novo Airão e 4 horas de Manaus). O percurso é feito de lancha voadeira. O acesso por via terrestre é feito pela estrada Manacapuru-Novo Airão.  






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal