Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Junho de 2019

Bandeira do Tocantins
Bandeira do Tocantins

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Palmas
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Brasil

Hidrografia
Rios | Cachoeiras | Praias Fluviais

Rios:

Rio Tocantins:
Rio que nasce no Planalto de Goiás, pela junção dos rios das Almas e Maranhão, a mais de 1.100m de altitude, desenvolve-se no sentido Sul - Norte, percorrendo uma extensão de 2.400 km, banhando os Estados de Goiás, Tocantins - dividindo-o do Maranhão - e Pará até desaguar na Baia de Marajó, na foz do Amazonas. É um dos mais importantes rios do Brasil e, junto com o Rio Araguaia, forma a maior bacia hidrográfica inteiramente situada em território brasileiro com uma área superior a 800.000 km². Durante o período de cheias, de outubro a abril, seu trecho navegável é de 1.900 km, entre as cidades de Belém (PA) e Peixe (GO), sendo utilizável, por todo o ano, de Miracema do Norte (TO) para jusante. Seu curso é dividido em Alto Tocantins, das nascentes até a Cachoeira do Lajeado, numa extensão de 1.060 km, onde forma a usina de Serra da Mesa e, logo abaixo, a usina de Canabrava, trecho entre Tocantínia-Miracema (TO) e a confluência dos Rios Maranhão e Paranã; Médio Tocantins, da Cachoeira do Lajeado até a Cachoeira de Itaboca, numa extensão de 980 km; e Baixo Tocantins, da Cachoeira de Itaboca até a foz, numa extensão de 360 km, onde situa-se a Hidrelétrica de Tucuruí (PA), a segunda maior do país, que abastece os projetos de mineração da Serra do Carajás e da Albrás. Banha a Cidade e serve de via de transporte para outros Municípios. Na época da seca oferece praias muito freqüentadas.

Riacho Brejo da Lagoa:

Cachoeiras:

Cachoeira do Roncador:
Queda de 60 m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Acesso por trilha que margeia o Riacho Brejo da Lagoa, na Serra do Lajeado.
Localização: Estrada Aparecida do Rio Negro, km 36.

Cachoeira Brejo da Lagoa:
Queda de aproximadamente 60 m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Abriga um paredão de pedra que reflete a luz do sol nas pequenas gotas que caem, que ao encontrarem a piscina natural produzem cores como um caleidoscópio. 

Cachoeira de Taquarussu:

Cachoeira do Lajeado:

Praias Fluviais:

Praia da Graciosa:
Praia fluvial que surge de junho a setembro, época da seca do Rio Tocantins e se transforma num balneário com camping, bares flutuantes, quadras de esportes e shows.
Localização: Vila de Canelas, 8 km, na margem oposta do Rio Tocantins.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal