Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Junho de 2019

Bandeira do Rio Grande do Sul
Bandeira do Rio Grande do Sul

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Porto Alegre
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Porto Alegre - RS

Arquitetura
Palácios | Construções | Monumentos | Praças | Logradouros | Templos

Palácios:

Palácio Piratini:
Construção de 1890, com pedras francesas, inaugurado em 1921, em estilo clássico. Sua entrada conta com duas estátuas representando a Agricultura e a Indústria. Abriga mobiliário, em estilo francês, feito pelos detentos da prisão da Volta do Gasômetro. Seu interior apresenta pinturas que relatam a história do Rio Grande do Sul, destacando-se a de um conto folclórico gaúcho, Negrinho do Pastoreio. Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1986. É a sede do Governo Estadual. 
Localização: Praça Marechal Deodoro, s/nº - Tel: 3210-4100. 

Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 9:00h às 11:30h e das 14:00h às 17:30h.  

Prefeitura Municipal / Paço dos Açorianos:
Construção de 1893, com 4 mil m², inaugurada em 1901, com o nome de Paço dos Açorianos ou Prefeitura Velha, em estilo neoclássico. É guardado por dois leões de mármore, que representam o Poder e a Força; e possui no seu interior figuras artísticas de bronze francesas. As esculturas que ornamentam a fachada representam a Economia, a Educação e a Política. Em frente encontra-se a Fonte da Talavera de La Reina, com azulejos mouriscos. Tombado em 1979. 
Localização: Praça Montevidéu, 10, Centro - Tel: 3224-4400.

Construções:

Antigo Cine-Teatro Guarani:
Construção art nouveau, atualmente abriga uma agência bancária.

Belvedere Deputado Ruy Ramos:
Solário voltado para o Guaíba oferecendo vista panorâmica da Cidade. 
Localização: Rua Correa Lima, Morro Santa Teresa.

Ponte de Pedra:
Construção de 1854, possui três arcos planos, ligava o centro com as antigas chácaras da Cidade. Tombada pelo Município em 1979. 
Localização: Av. Loureiro da Silva esquina Av. Borges de Medeiros, Centro, Parque dos Açorianos.

Ponte da Azenha:
Construção do início do século, feita pelo dono de um moinho local, tinha como objetivo ligar Porto Alegre a Viamão. Teve importância fundamental para o desenvolvimento da Cidade. Na década de 30, cinco palmeiras foram plantadas sobre ela, dando-lhe uma aparência exótica.
Localização: Entre as Avenidas João Pessoa e Ipiranga.

Casa Torelly:
Construção em estilo neo-renascentista. Tombada em 1987 pela Prefeitura Municipal. Atualmente abriga a Secretaria Municipal da Cultura. 
Localização: Av. Independência, 453 - Tel: 3221-6622. 
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8:00h às 12:00h e das 13:30h às 18:00h.

Travessia Régis Bittencourt / Ponte do Guaíba:
Construção de 1955, com 23 m de altura, liga a Capital ao Município de Guaíba. Possibilita a passagem de grandes embarcações através de um vão móvel com 25 m de comprimento.

Antigo Prédio dos Correios e Telégrafos:
Construção de 1910, em estilo barroco germânico. As torres assimétricas, com cúpulas em bronze, lembram os capacetes do exército prussiano. Abriga a estátua de Atlante, personagem da mitologia grega condenado a sustentar o Mundo em suas costas. Atualmente abriga o Memorial do Rio Grande do Sul. Tombado pelo Patrimônio Nacional em 1981. 
Localização: Praça da Alfândega, s/nº, Centro - Tel: 3221-5214.

Chalé da Praça XV:
Construção de 1874, em estilo romântico normando e traços art-noveau, feita com estrutura de aço desmontável inglesa, adquirida na Feira Internacional de Buenos Aires em 1915. Era um restaurante tradicional do Centro de Porto Alegre, freqüentado pela alta sociedade, e posteriormente, por boêmios e intelectuais. Tombado como Patrimônio Histórico em 1998. Atualmente foi restaurado e reaberto, em 1999, como um restaurante-escola do Senac, especializado na culinária gaúcha, mantendo até hoje os lustres e ladrilhos originais. Nele se concentram os últimos fotógrafos lambe-lambe. 
Localização: Praça XV de Novembro, Centro.

Solar dos Câmara:
Construção de 1818, em estilo colonial português, sendo reformado posteriormente passando a ter estilo neoclássico. É o mais antigo prédio residencial da cidade. Conserva vestígios de senzalas no porão. Tombado pelo Patrimônio Histórico em 1963, o prédio foi restaurado entre 1981 e 1993. Atualmente pertence à Assembléia Legislativa que o transformou em Centro de Documentação da História Política do Rio Grande do Sul.
Localização: Rua Duque de Caxias, 968, Centro - Tel: 3210-2003. 
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 9:00h às 11:30h e das 14:00h às 18:00h.
 

Theatro São Pedro:
Construção de
1858, em estilo barroco português, é todo decorado em veludo e ouro e a platéia é em forma de ferradura, sendo considerado um dos melhores em acústica na América do Sul. Oferece os mais diversos espetáculos de teatro, dança e música. Foi tombado pelo Patrimônio Estadual em 1984.
Localização: Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro - Tel: 3227-5100.
Funcionamento: Visitação de 3ª a 6ª feira das 12:00h às 18:00h.

Mercado Público:
Construção de 1864, inaugurado em 1869, em estilo neoclássico, originalmente era uma construção quadrangular de apenas um pavimento, com torreões nos quatro cantos. É um dos prédios mais antigos de Porto Alegre. Entre 1910 e 1913 foi ampliado e reformado, ganhando o segundo piso. O prédio foi declarado Patrimônio Histórico em 1979. Em 1991 passou por nova restauração e atualmente conta com duas escadas rolantes, um elevador, quatro escadarias fixas, um telhado de metal com mais de 15 m de altura e bancas totalmente remodeladas, porém sem descaracterizar sua arquitetura original e sua tradicional cor amarelo ouro; 106 lojas com produtos típicos do Estado; restaurantes, lanchonetes e sorveterias.
Localização: Largo Glênio Peres, s/nº, Centro. 
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 7:30h às 19:30h e sábado das 7:30h às 18:30h.

Arte Cemiterial:
A arte dos cemitérios porto-alegrenses se caracteriza por estátuas, que guardam os túmulos, formando um verdadeiro museu ao ar livre. Atualmente existem cerca de 300. Foram esculpidas, entre os anos de 1900 a 1940, por italianos, alemães e espanhóis, época da grande expansão econômica da cidade quando a beleza dos túmulos era sinal de status. Os cemitérios que apresentam maior números de estátuas são:

  • Cemitério São Miguel e Almas - destaque para o Mausoléu da Família Mathias Velho, antigos proprietários das terras onde se situa o bairro Mathias Velho, no município de Canoas. O conjunto é o maior e mais importante da arte funerária de Porto Alegre. 
    Localização: Av. Oscar Pereira, 400.

  • Cemitério da Santa Casa da Misericórdia - destaque para o jazigo-monumento de Júlio de Castilhos, importante líder político do início do século 20; para o jazigo-monumento do Senhor Pinheiro Machado, outro líder político gaúcho; e para o túmulo do músico Vítor Matheus Teixeira, o Teixeirinha, famoso compositor de músicas regionais. 
    Localização: Av. Oscar Pereira, 423.

  • Cemitério São José I e II - destaque para o túmulo de Alberto Bins, intendente da cidade de Porto Alegre entre 1828-1837. 
    Localização: Av. Oscar Pereira, 410.

  • Cemitério Evangélico I e II - destaque para o túmulo de Rubem Berta, fundador da Varig.
    Localização: Rua Guilherme Schell, 467.

Pórtico Central do Cais do Porto:
Construção de 1919, é uma estrutura de ferro francesa emoldurada com vitreaux que servia de entrada principal da Cidade quando chegavam em embarcações chamadas paquetes. Tombado pelo Patrimônio Nacional em 1983.
Localização: Av. Mauá s/nº, Centro. 
 

Prédio da Casa Civil: 
Construção de 1773, é um dos mais antigos de Porto Alegre. 

Prédio do Antigo Hotel Magestic:
Construção de 1910, em estilo neoclássico, foi o primeiro edifício com armação de concreto da cidade e onde o poeta Quintana residiu nos anos 60/70. Atualmente abriga a Casa de Cultura Mário Quintana.  
Localização: Rua dos Andradas, 736, Centro - Tel: 3221-7147. 

Prédio da Antiga Usina Termoelétrica:
Construção de 1928, possui uma chaminé, de 117 m construída em 1937 com elevador levando até um mirante com bela vista do pôr-do-sol. Funcionou até 1974 e atualmente abriga o Centro Cultural Usina do Gasômetro.

Localização: Av. Presidente João Goulart, 551, às margens do Rio Guaíba - Tel: 3227-1383.

Matriz do Banco Satander Meridional: 
Construção que abriga vitrais franceses.
Localização: Praça da Alfândega.

Prédio do Banco Safra:
Construção em estilo art noveau.
Localização: Praça da Alfândega.

Prédio do Clube do Comércio:
Construção em estilo art déco.
Localização: Praça da Alfândega.

Solar Palmeiro: 
Construção que abriga dois restaurantes.

Prédio Museu de Arte do Rio Grande do Sul: 
Construção de 1910, em estilo neoclássico, possui diversas estátuas em sua fachada. 
Localização: Praça da Alfândega, 1.010, Centro.

Prédio do Museu Júlio de Castilhos: 
Construção do séc. XIX, era a antiga residência do líder político, que ali morou entre 1898 a 1903. atualmente abriga o museu mais antigo do Estado.
Localização: Rua Duque de Caxias, 1.205, Centro - Tel: 3221-3959. 

Monumentos:

Monumento  a Júlio de Castilhos:
Construção feita na França e inaugurada em 1913, o monumento, com 22,5 m de altura, representa as três fases mais marcantes da vida do Estadista: a da Propaganda Republicana, a da Organização do Governo Positivista e a fase posterior  à sua retirada do Governo. 
Localização: Praça Marechal Deodoro da Fonseca, Centro.

Monumento dos Açorianos:
Inaugurada em 1974, a escultura, de 17 m de altura por 24 m de comprimento, é uma homenagem aos colonizadores portugueses. Lembra uma caravela composta de corpos humanos entrelaçados, e uma figura alada, que representa a Vitória, à frente.
Localização: Av. Loureiro da Silva, esquina com Borges de Medeiros, Parque dos Açorianos.

Fonte Talavera de la Reina:
Chafariz doado à Capital, em 1935, pela comunidade espanhola em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha. Construída em Talavera de La Reina, com azulejos de cerâmica e peixes por onde deveria jorrar água, pois está desativada desde a década de 50. É onde se localiza o Marco Zero da Cidade. Tombada pelo Município em 1979.
Localização: Praça Montevidéu, Centro, em frente à Prefeitura Velha, no Paço Municipal.

Monumento ao Expedicionário:
Inaugurado em 1953, homenageia à Força Expedicionária Brasileira. É um duplo Arco do Triunfo, construído em granito, com esculturas em relevo que representam os soldados das diversas armas da FEB. 
Localização: Parque Farroupilha, Redenção, entre as Av. Osvaldo Aranha e João Pessoa.

Monumento ao Laçador:
Construção de 1954, em bronze, a estátua homenageia ao típico gaúcho, é o símbolo oficial de Porto Alegre. Encontra-se sobre um pedestal de granito de 2,1 m. 
Localização: Praça do Bombeador, Entrada norte de Porto Alegre.  

Praças:

Praça da Alfândega / Praça Senador Florêncio:
Abriga os monumentos Carta Testamento de Getúlio Vargas e a Estátua Eqüestre do General Osório. Nela acontece habitualmente a Feira de Artesanato e anualmente a Feira do Livro. 
Localização: Entre a Rua dos Andradas e a Rua 7 de Setembro.

Praça da Matriz / Praça Marechal Deodoro:
Abriga o Monumento a Júlio de Castilhos e ao seu entorno encontram-se o Palácio do Governo, a Catedral Metropolitana, a Assembléia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o Theatro São Pedro.
Localização: Rua Duque de Caxias.

Praça Montevidéu:
Abriga a Prefeitura e a Fonte Talavera de La Reina.
Localização: Entre Av. Borges de Medeiros, Rua 7 de Setembro e Rua Uruguai.

Praça Província de Shiga:
Construção de 1983, financiada pelo Governo Japonês, é o símbolo da amizade entre Porto Alegre e o Japão. Assemelha-se a um dos jardins de meditação comuns no Japão feudal do século XIV, com cascata, ponte e quiosque em madeira e flora, escultura e lanternas japonesas.
Localização: Entre as Avenidas Plínio Brasil Milano e Cristóvão Colombo, Higienópolis. 
Funcionamento: Diariamente das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h. 
 

Logradouros:

Travessa dos Venezianos:
Exemplo das antigas avenidas construídas em terrenos particulares, abrigando o proletariado. Abriga 15 casas populares do início do século. Tombada pelo Município em 1980.
Localização: Cidade Baixa.

Largo Glênio Peres:
Inaugurado em 1992, é um local de manifestações populares, culturais e políticas. É pavimentado com lajotas em basalto cinza e pedras portuguesas nas cores preto, branco e rosa, parecendo um tapete persa, tal qual existia na década de 30.  
Localização: Junto à Praça XV de Novembro. 

Templos:

Santuário de Santa Rita de Cássia:
Localização:
Rua Jacundá, 345 - Tel: 3248-4010. 
Funcionamento: Diariamente das 10:00h às 12:00h e das 15:00h às 18:00h.

Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes:
Construção de 1875, é palco da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
Localização: Praça dos Navegantes, 12 - Tel: 3342-1120. 
Funcionamento: Diariamente das 8:30h às 18:00h.

Igreja de Santa Terezinha:
Construção de 1941, em estilo romântico e fachada gótica.
Localização: Rua São Carlos, 445, Floresta. 

Igreja de Nossa Senhora das Dores:
Construção de 1833, nos estilos barroco e rococó, conta com três esculturas em sua fachada, que representam a Esperança, a Caridade e a Fé. Seu interior abriga sete imagens, de 1871, representando os Passos da Paixão de Cristo. Tombada como Patrimônio Histórico em julho de 1938. Abriga duas imagens de Nossa Senhora das Dores, uma de 1820, com rosto de porcelana, e outra da segunda metade do século XVII, com espada e diadema de prata e as esculturas de São Francisco Xavier, vinda da Itália, e a do Sagrado Coração de Maria, da Espanha.
Localização: Rua dos Andradas, s/nº, Centro - Tel: 3228-7376. 
Funcionamento: Diariamente das 8:00h às 12:00h e de 14:00h às 18:00h.

Igreja dos Pretos de Nossa Senhora do Rosário:
Construção de 1925.
Localização: Rua Vigário José Inácio, 402, Centro.

Capela de Nosso Senhor do Bonfim: 
Uma das três igrejas que restam da época Imperial em Porto Alegre, sendo também, o terceiro templo católico mais antigo da cidade, abriga a imagem de Nosso Senhor do Bonfim originária das missões Jesuítas de São Borja.
Localização: Av. Osvaldo Aranha, 450, Bonfim.

Igreja de São José / Igreja dos Alemães:
Construção de 1925, possui afrescos adornando as paredes do prédio, lembrando cenas da vida de São José e da Virgem Maria. Abriga o crucifixo e as imagens da Via Sacra que vieram da Alemanha.
Localização: Av. Alberto Bins, 476, Centro.

Igreja do Santíssimo Sacramento: 
Construção de 1924, em estilo gótico, abriga da vida da padroeira da Igreja, Santa Terezinha, nos dez vitrais coloridos e a imagem de Santa, com um relicário trazido de Roma, que guarda um dente de Santa Terezinha e um pequeno vaso de porcelana, que pertenceu à Santa, enfeitado com rosas de ouro.
Localização: Av. José Bonifácio, 645, Farroupilha.

Templo Positivista:
Construção de 1925, no estilo da doutrina positivista, tem gravado em seus 13 degraus do acesso principal os nomes básicos do quadro socialátrico, destinado à Adoração Universal da Humanidade.
Localização: Av. João Pessoa, s/n°.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição: 
Construção de 1880, em estilo barroco, abriga a imagem de São Francisco e outras imagens do século XVIII.
Localização: Av. Independência, 230, Independência.

Igreja Condomínio Menino Deus: 
Construção de 1884, abriga, no alto da torre, o único relógio público da época.
Localização: Bairro Menino Deus.

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Mãe de Deus:
Construção de 1921, inaugurada em 1986, em estilo renascentista, abriga a imagem de São Pedro, padroeiro do Rio Grande do Sul, em talha policromada do séc. XVII, no estilo barroco. Possui cúpula de mármore branco, com altura de 74 m e 18 m de diâmetro, suas torres lembram o estilo das Igrejas das Missões Jesuíticas no Estado e sua fachada abriga três painéis de mosaico, montados em cores vivas nas oficinas do Vaticano.
Localização: Praça Marechal Deodo
ro da Fonseca, s/nº, Centro - Tel: 3228-6001. 
Funcionamento: 2ª feira a sábado das 7:15h às 12:00h e das 14:30h às 19:30h e domingo das 8:30h às 12:00h e das 13:00h às 20:00h.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal