Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Junho de 2019

Bandeira do Rio Grande do Sul
Bandeira do Rio Grande do Sul

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Porto Alegre
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Porto Alegre - RS

Parques 
Parques | Áreas de Preservação

Parques:

Calçadão de Ipanema:
Inspirado na calçada do bairro carioca, possui 1.200 m de praia de água doce, ciclovias, churrasqueiras, chuveiros, bancos e aparelhos de ginástica ao ar livre. 
Localização: Av. Guaíba.

Parque Chico Mendes:
Área de 25 ha, inaugurado em 1991, possui um bosque de eucaliptos e uma reserva ecológica. 
Localização: Rua José Pereira de Borba esquina Rua Sargento Silvio Gelmar Hollembach - Bairro Jardim Leopoldina, Norte da Cidade.

Parque Marinha do Brasil:
Área de 715 mil m², sobre área de aterro da orla do Guaíba, criado em 1978, homenageia à Marinha do Brasil. Liga o Centro da Cidade com a zona sul. Possui equipamentos esportivos, pistas para ciclismos, skate e patinação, campos de futebol, quadras de  volei, tênis e basquete, além de outras áreas de lazer e recreação e um centro cívico para eventos militares.
Localização: Av. Borges de Medeiros e Ipiranga, às margens do Guaíba, ao lado do Parque da Harmonia, Praia de Belas - Tel: 3231-0168.

Parque Moinhos de Vento / Parcão:
Parque com área de 115 mil m², tem esse nome devido à grande quantidade de moinhos que existiam em sua área. Possui pista de patinação, quadras esportivas, pista de cooper, biblioteca infantil ecológica, lago e uma réplica de um moinho de vento açoriano. Situa-se numa das regiões mais nobres da Cidade. 
Localização: Av. Goethe, Moinhos de Vento - Tel: 3346-8514.

Parque Maurício Sirotsky / Parque da Harmonia:
Parque com área de 55 ha, inaugurado em 1982, com característica de parque temático, abriga uma réplica de estância gaúcha, a Estância da Harmonia, destinada à manutenção e prática da cultura tradicionalista, galpão crioulo, galpão fogo-de-chão, galpão de serviço, casa de zeladoria, três potreitos, hipica e churrascaria.
Localização: Av. Perimetral, s/nº, entre as Av. Loureiro da Silva e Edvaldo Pereira Paiva, Praia de Belas, às margens do Guaíba.

Parque Mascarenhas de Moraes:
Parque com área de 35 ha, inaugurado em 1972, com características de região pantanosa, abriga diversas espécies da fauna e da flora. 
Localização: Av. José Aloísio Filho, Humaitá, zona oeste da Cidade.

Parque dos Açorianos:
Parque que abriga a Ponte de Pedra, o Monumento dos Açorianos, de 17 m de altura por 24 m de comprimento, e o Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul.
Localização: Centro.

Parque da Redenção / Parque Farroupilha:
Parque com 37 ha arborizados e ajardinados, é o mais antigo e popular parque da Cidade e um dos maiores parques urbanos da América do Sul. Era um campo para descanso de viajantes e conservação de gado para abate no séc. XIX. Abriga 45 monumentos presenteados por vários países, entre eles a Fonte Luminosa, produzida em Nova Iorque, e o Monumento ao Expedicionário. Possui um orquidário, o minizôo, aparelhos de ginástica e pista de atletismo. Abriga uma feira de artesanato, mercado de antiguidades e o Mercado Público do Bom Fim, com bares. Oferece área para ciclistas, playgrounds e  pedalinhos num lago. É palco de diversos shows nos finais de semana.
Localização: Entre as Av. Osvaldo Aranha e João Pessoa, Farroupilha - Tel: 3286-4458.

Áreas de Preservação:

Reserva Biológica do Lami:
Área de preservação, com 179,78 ha, criada, em 1975, para preservar e oferecer subsídios à pesquisa.  Abriga algumas espécies animais, como capivaras, ratões do banhado, graxains e ouriços-cacheiros, lontra e jacaré-de-papo-amarelo.

Parque Estadual Delta do Jacuí:
Área de preservação criada, em 1976, com área de 17.245 ha, abrangendo as terras dos Municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Triunfo. É um santuário ecológico que abrange a foz do Rio Jacuí e suas ilhas. Pode-se fazer passeio de barco pelo Parque.
Informações
: Fundação Zoobotânica - Tel: 3336-3281.

Jardim Botânico:
Área de preservação, com 43 ha, abriga diversas espécies vegetais. Possui, viveiro para aquisição de mudas, com acervo de cerca de 1.100 espécies diferentes e o Museu de Ciências Naturais. 
Localização: Rua Salvador França, 1.427, Jardim Botânico - Tel: 3336-1511. 
Funcionamento: 3ª feira a domingo das 8:00h às 17:00h. 

Reserva Particular de Patrimônio Natural da Reserva Jardim da Paz:
Área de preservação com 1,75 ha, criada em 2001. 

Reserva Particular de Patrimônio Natural da Costa do Serro:
Área de preservação com 8 ha, criada em 2000. 

Parque Municipal Saint Hilaire:
Área de preservação com 1.180 ha, criada em 1947. 

Parque do Morro do Osso:
Área de preservação com 127 ha, possui floresta típica da região.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal