Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Junho de 2019

Bandeira do Maranhão
Bandeira do Maranhão

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: São Luis
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


São Luis - MA

História

Fundada em 1612 pelos franceses, liderados por Daniel de La Touche, para se tornar o núcleo da França Equinocial, seu nome é uma homenagem ao Rei de França Luís XIII.
Em 1615 foi recuperada pelos portugueses.
Em 1641 é invadida pelos holandeses por outros 3 anos.
Desenvolveu-se pela cultura do algodão, no século XVIII, implantada pela Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, tornando-se economicamente dependente da mão-de-obra escrava.
No século XIX, o crescimento manteve ritmo intenso graças à lavoura canavieira. Nesse período começam as construções de casarões de azulejos, um marco da fisionomia urbana e uma fase de grande ebulição política e cultural, com a Balaiada, em 1838. São Luís foi chamada a "Atenas brasileira" pelo nível de suas atividades culturais.
A Abolição foi um golpe mortal. Iniciou-se, então, um período de decadência do qual só se recuperou na década de 30.
Nos anos 80, com a construção da Ferrovia e do Porto de Ponta da Madeira, na Baía de São Marcos, teve um grande impulso de modernidade pois passou a exportar o minério de ferro da Serra dos Carajás, no Pará. Cresceu em direção às partes mais baixas, com o aterro de brejos e manguezais. As ruas adaptaram-se ao relevo do terreno e são sinuosas, estreitas e íngremes e muitas delas conservam o calçamento colonial de pedras de cantaria. Este crescimento estimulou o movimento migratório do interior para a capital, fazendo surgir novas favelas.
A Cidade conserva construções de todos os períodos, destacando-se o seu casario colonial revestidos ricos painéis de azulejos portugueses.
São Luís tem hoje um dos mais modernos portos do Brasil.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal