Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Junho de 2019

Bandeira do Espírito Santo
Bandeira do Espírito Santo

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Vitória
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Vitória - ES

História

Vitória surgiu devido aos ataques freqüentes dos índios, franceses e holandeses à Vila Velha, Capital da Capitania do Espírito Santo. Os portugueses resolveram, então, mudar a Capital e escolheram uma ilha próxima ao continente, a Ilha de Guanaaní, como chamavam os índios, e a batizaram de Ilha de Vitória. Nasce, em 1551, a Cidade de Vitória, nome em alusão à vitória numa grande batalha contra os índios Goitacases. Até o século passado, os limites de Vitória eram o atual Forte de São João, onde está localizado hoje, o Clube de Regatas Saldanha da Gama, próximo ao Centro da Cidade, e o morro onde funciona atualmente o hospital da Santa Casa de Misericórdia, no Bairro Vila Rubim. A Cidade foi construída nas partes altas da Ilha dando origem a diversas ruas sinuosas e estreitas. A parte de baixo era sujeita a ataques e por isso foram construídos vários fortes à beira mar, fazendo de Vitória uma praça-forte.
Em 1823, foi elevada a Cidade mas seu isolamento insular evitava seu desenvolvimento. A partir de 1894, com a riqueza vinda do café, iniciou-se uma série de aterros nas partes baixas, modificando o formato da Ilha e modernizando-a. Construiu-se escadarias para ligar a parte baixa da Cidade com a parte alta. Surgiram diversos bairros, derrubou-se casarões, melhorou-se o saneamento. Em 1914 surgiu o primeiro cais e em 1927 a ponte que a liga ao continente.  Desenvolveu-se o porto. Em 1949 os aterros continuaram e se formaram as amplas avenidas. A partir daí tornou-se o maior centro político-administrativo do Espírito Santo. Na década de 70, o Porto de Vitória se tornou um dos mais importantes do País e a industrialização se desenvolveu. Essa modernização fez com que desaparecessem quase todos os vestígios da Colônia e do Império.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal