Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Junho de 2019

Bandeira do Espírito Santo
Bandeira do Espírito Santo

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Vitória
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Vitória - ES

Litoral
Praias | Ilhas | Baías

Praias:

Praia de Camburi:
Praia urbana, situada ao norte de Vitória, com 5 km de extensão, termina no Porto de Tubarão. É a única da parte continental. Tem areia fina e clara e suas ondas são fracas na parte inicial se tornando mais fortes na parte final, onde é ótima para o surfe. É a mais conhecida e a maior da Cidade. Em sua orla encontram-se diversos quiosques, hotéis, restaurantes, além de toda uma infra-estrutura de lazer. É margeada pela Av. Dante Michelini. Possui calçadão com pista de cooper e professores para a orientação dos exercícios e uma agitada vida noturna. Nela acontecem eventos esportivos nacionais e internacionais. Propícia à pesca de arremesso.

Praia do Canto / Praia do Aterro:
Praia de águas calmas, propícia à prática de esportes náuticos, é um dos locais mais nobres de Vitória. Situada a 6 km do Centro da Cidade, ao lado do Iate Clube do Espírito Santo. Possui um aterro e uma praça (a dos Namorados) com quadras esportivas, rinque de patinação, lanchonetes e um moderno shopping center. Aos sábados e domingos abriga uma feira de artesanato e anualmente, uma etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford/Chevrolet e o Campeonato Internacional de Pesca Oceânica, que reúne os maiores pescadores de Marlim Azul e de Marlim Branco. Nela encontra-se a Ponte Desembargador Paes Barreto, que dá acesso à Ilha do Frade.

Praia da Curva da Jurema:
Praia urbana, situada na parte leste da Cidade, próxima à Praia do Canto e ao Shopping Vitória, na Enseada do Suá, é um ambiente artificial, formado por aterro. É uma das mais movimentadas da Cidade.  Possui faixa de areia com 800 m de extensão e águas calmas. Possui quiosques, banheiros e quadras de esportes. Local propício para a prática de esportes náuticos como jet-ski e vela, sendo palco do Campeonato de canoagem oceânica. A pesca é permitida de 17:00h às 9:00h, sendo que os peixes mais freqüentes são a carapeba, a samendoara e a guaivira. Mensalmente, 5ª feira, acontece o Cinema na Praia, quando milhares de pessoas se instalam na areia para assistir a sucessos do cinema nacional.     

Praia da Castanheira: 
Praia da Ilha do Frade, com águas límpidas e calmas, formando pequenas piscinas naturais entre pedras, ótimas para crianças. É a menor de Vitória, com 120 m de extensão. Ótimo local para a prática de mergulho e pesca de arremesso. Seu acesso se faz através de uma ponte e uma pequena caminhada entre a vegetação e as pedras. Local ideal para quem busca tranqüilidade. Possui pontos de vendas de picolés e bebidas.   

Praias da Enseada do Suá: 
Praias nativas, onde se encontra a Ponte Castelo Mendonça, popularmente conhecida como Terceira Ponte, que liga Vitória ao Município vizinho de Vila Velha.

Ilhas:

Ilha do Boi:
Ilha a 7 km de distância do Centro da Cidade, é um dos bairros mais nobres de Vitória. Está ligada à Ilha de Vitória por um aterro. Apresenta duas pequenas praias, muito freqüentada pelos moradores da Ilha, com águas claras e vista panorâmica da Baía, parecendo uma piscina natural, rodeada de morros e belas mansões. Não possuem quiosques ou barracas, apenas pontos para a venda de bebidas e refrigerantes. Propícia à pesca de arremesso.

Ilha do Frade:
Com 38 km² de extensão, a 8 km de distância da Ilha da Vitória à qual está ligada pela ponte Desembargador Paes Barreto, é toda cercada de pedras e possui duas pequenas enseadas que formam a praia das Castanheiras.

Ilha de Trindade e Martins Vaz:
Localizadas no oceano Atlântico, numa das regiões mais profundas,  com área total de 117,80 ha, a 1.100 km do litoral de Vitória, são as mais distantes em território brasileiro. Encontram-se sob jurisdição da Marinha brasileira e não estão abertas à visitação turística. A Ilha de Trindade é o topo de um vulcão extinto e sua superfície é composta por lava e areia vulcânica, com vegetação de gramíneas e uma pequena floresta coberta de samambaias gigantes. A fauna é pouco diversificada. É ponto de desova de tartarugas, motivo pelo qual a Prefeitura de Vitória se associou ao Projeto TAMAR para formar grupos de estudos ecológicos.

Ilha do Lameirão:
Ilha que faz parte da Estação Ecológica Municipal, é a maior área de manguezal, e de mata seca de restinga do Município. Abriga formações vegetais rupestres. Não é aberta à visitação e permite somente atividades científicas. 

Ilha do Fato:
Ilha tombada como monumento natural em 1987.

Ilha dos Índios:

Ilha do Socó: 
Ilha situada na Praia de Camburi, pode ser alcançada na maré baixa. É área de pouso de diversas aves marinhas. Abriga, no seu final, a Ponta do Tubarão, onde se localiza o Porto de Tubarão. Tombada como monumento natural em 1987.

Ilha Rasa:
Ilha considerada monumento natural, é tombada pela Prefeitura de Vitória desde 1987.

Ilha Galheta de Dentro:
Ilha considerada monumento natural, é tombada pela Prefeitura de Vitória desde 1987.

Ilha do Bode:
Ilha tombada como monumento natural em 1987.

Ilha da Baleia:
Ilha tombada como monumento natural em 1987.

Ilha Galheta de Fora:
Ilha considerada monumento natural, é tombada pela Prefeitura de Vitória desde 1987.

Ilha dos Práticos:
Ilha onde estão sediados os serviços de informação do tráfego marítimo.

Ilha dos Itaitis:

Ilha dos Igarapés:

Ilha Maria Cotoré:

Ilha das Cobras:
Ilha que abriga Mata Atlântica, tombada como monumento natural em 1987.
Localização: Enseada de Jaburuna.

Ilha das Pombas:
Ilha tombada como monumento natural em 1987.
Localização: Enseada de Jaburuna.

Ilha da Fumaça:
Localização: Enseada de Jaburuna.

Ilha do Urubu:
Ilha tombada como monumento natural em 1987.
Localização: Enseada de Jaburuna.

Ilha do Príncipe:
Ilha incorporada a de Vitória, por aterros.
Localização: Baía da Flutuação. 

Ilha do Cal:
Ilha tombada como monumento natural em 1987.
Localização: Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão.

Ilha da Pólvora:
Ilha tombada como monumento natural em 1987.
Localização: Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão.

Ilha das Tendas:
Localização: Enseada de Jaburuna.

Baías:

Baía de Vitória:
Baía que resulta do encontro de rios e mar, formando um grande estuário com sambaquis, manguezais e ilhas, sendo a de Vitória a mais importante. Banha o Município, com exceção das ilhas de Trindade e Martim Vaz. Possui águas tranqüilas, propícias aos esportes náuticos, sendo palco de diversos eventos. 

Baía de Flutuação: 
Espaço situado entre os Portos de Vitória e Vila Velha, abriga a Ilha do Príncipe.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal