Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 1 de Novembro de 2014
Busca no Site:
Busca por município:

Bandeira do Acre
Bandeira do Acre

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Acre
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios
» Álbum de Fotos
» Notícias
» Comentários
» CEP
» Fale Conosco
» Favoritos
» Quem Somos


Acre (AC)

Infra-estrutura

Características:

Sua infra-estrutura apresenta-se bastante heterogênea. Concentra-se em Rio Branco (Baixo Acre) e Cruzeiro do Sul (Juruá). Os povoados ficam muito distantes uns dos outros levando-se dias de caminhadas pela floresta e às vezes, com as chuvas, tornam-se isolados, dificultando a irradiaçCuiabáão da saúde pública.
Apenas Rio Branco tem abastecimento de água encanada, mas não possui serviço de esgoto eficiente.
O potencial hidrelétrico é pequeno. A ELETRONORTE é a responsável pela geração de energia para os Municípios de Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Senador Guiomard e Plácido de Castro, enquanto que a ELETROACRE, por meio de sistemas isolados de usinas dieselétricas, é responsável pelo restante.
Os transportes terrestres são precários, e a maior parte de seus Municípios permanecem isolados da Capital por falta de acesso. Atualmente conta com a BR-364, uma estrada que liga Rio Branco à Cruzeiro do Sul e estabelece a conexão do Acre com o Centro-Sul do País, através de Porto Velho e , asfaltada até a divisa com Rondônia. Cruzeiro do Sul, a maior Cidade do oeste, tem mais ligação com Manaus, Amazonas, que com Rio Branco.
A navegação fluvial só é possível na época das enchentes. Os portos que escoam a produção acreana estão no Amazonas: Boca do Acre, para a Bacia do Purus, e Eirunepé, para a do Juruá. Não há ferrovia no Estado. Essa precariedade dos meios de transporte contribui para que haja duas regiões econômicas distintas, ligadas apenas por uma estrada de terra: Alto Purus, com sede na Capital Rio Branco, e Alto Juruá, centralizada em Cruzeiro do Sul.
A maioria dos Municípios não apresenta água encanada e nem rede de esgoto. O Acre não tem pedras, o que dificulta a construção do asfalto; muitas ruas são feitas com tijolos.
Os atendimentos médicos nas áreas rurais são esporádicos, fato que dificulta os moradores do campo terem acesso aos serviços de saúde, principalmente no período de inverno, já que os ramais não permitem tráfego nesta época.
Os serviços de telecomunicações têm registrado significativas melhorias e em alguns pontos já se pode contar com a telefonia celular, contrastando com Municípios onde só o rádio amador é o meio de comunicação.
Na Capital encontra-se o Aeroporto Internacional do Estado (Aeroporto Internacional de Rio Branco), o Campus Universitário, onde funciona a Universidade Federal do Acre – UFAC, e a única universidade particular do Estado, Faculdade Integrada Rio Branco – FIRB.
Cruzeiro do Sul possui teatro, ginásios cobertos para a prática desportiva, aeroporto, ruas pavimentadas e um comércio bem aparelhado.
A Regional do Purus é o local onde são feitas as maiores apreensões de madeiras nobres, principalmente do mogno, extraídas ilegalmente da região e onde são registrados casos de trabalhos forçados, caracterizando a existência de semi-escravidão na Regional.
A Regional do Alto Acre apresenta a atuação predatória dos fazendeiros no corte de seringa e na coleta da castanha e, o movimento sindical e de seringueiros tentando impedir esta ação, causando uma série de conflitos sociais rurais e um forte fluxo migratório, inclusive para além da fronteira, além da existência das Zonas de Livre Comércio, ainda por implantação definitiva e um intercâmbio econômico e social fortalecido com o Peru e a Bolívia.
A região com maior índice de analfabetismo (61%) é a do Tarauacá e Envira.






Busca no Site:
Busca por município:

© Copyright 2000-2013 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal