Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 23 de Agosto de 2019

Bandeira da Bahia
Bandeira da Bahia

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Bahia
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Bahia (BA)

Economia

Características:

A economia do Estado se baseia na agricultura, na indústria, na mineração e no turismo.
O território desenvolveu-se com base na agricultura do fumo e da cana-de-açúcar, no Recôncavo Baiano, e do cacau, no sul, nas imediações de Ilhéus e Itabuna, enquanto o interior foi ocupado com o rebanho bovino. Atualmente, o principal produto agrícola é o cacau, cultivado sobretudo para exportação nos Municípios de Ilhéus e Itabuna. A mandioca vem em 2º lugar, com maior concentração no Recôncavo. O 3º produto do Estado, o feijão, é cultura geograficamente dispersa. A cana-de-açúcar vem em 4º lugar apresentando-se ligada à agroindústria (usinas de açúcar), dominando os solos de massapê do Recôncavo. Ainda se destaca na produção de mamão, banana, mamona, café, algodão, laranja, milho, sisal, soja, dendê e tomate.
Na pecuária desenvolveu-se a criação de gado bovino, de corte em todas as regiões e leiteira na região de Itapetinga; ovino, caprino e de cavalos de raça; e na mineração a extração de granito, de ouro, de cobre e de magnesita.
O setor industrial funciona em três complexos diferentes: o Polo Petroquímico de Camaçari - COPEC, formado por 72 empresas para o fornecimento de serviços às usinas, o Complexo Industrial de Aratu - CIA, formado por 170 empresas das indústrias química, metal-mecânica, madeireira, processadora de alimentos, metalúrgica, farmacêutica, têxtil, de borracha, de artefatos de plástico e outros e o Centro Industrial de Subaé - SIC, especializado em metalurgia, mecânica, indústria de derivados de borracha, processamento de alimentos e transportes, além de outros centros de produção especializados em mineração, metalurgia, processamento de alimentos, processamento de cacau, mármore e granito, plásticos, confecções e tecelagem.
A Bahia é o segundo produtor nacional de petróleo e gás natural. A área de exploração é o Recôncavo Baiano, onde perfuram-se poços tanto na terra como no mar e parte da produção é processada na Refinaria Landulfo Alves. Além desse, explora-se amianto, barita, berilo, columbita, cristal de rocha, magnesita, mica, chumbo, mármore, cromo, manganês, talco, diamante, titânio, urânio, vanádio e cobre (Reserva de Caraíba) e ouro em Morro do Vento, em Jacobina.
A Bahia de hoje exibe um perfil voltado para o setor terciário da economia com o turismo ocupando parte importante desse setor.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal