Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 22 de Agosto de 2019

Bandeira da Bahia
Bandeira da Bahia

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Bahia
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Bahia (BA)

Turismo

Características:

O turismo na Bahia deu um novo traçado ao território. 
Podemos dividi-lo em:

  • Baía de Todos os Santos - É um dos melhores locais para a prática dos esportes náuticos. É alvo de grandes investimentos turísticos. Abrange Salvador, Ilha de Itaparica, Ilha de Maré, Ilha de Madre de Deus, Ilha do Medo, Ilha dos Frades, Bimbarras, Cajaíba, Saraíba, Cal, Vacas, Matarandiba, Fontes e Ponta dos Garcês.

  • Costa dos Coqueiros - Região ao norte do Estado, com praias belíssimas e pouco freqüentadas. São 193 km de belezas. Abrange Lauro de Freitas, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim, Açu da Torre, Praia do Forte, Imbassaí, Santo Antônio, Porto de Sauípe, Massarandupió, Subaúma, Baixios, Barra do Itariri, Sítio do Conde, Poças, Siribinha e Mangue Seco. Interligando a região encontramos a Estrada do Coco e seu prolongamento, a Linha Verde, BA-099. Nela encontra-se o Castelo Garcia d'Ávila e o Projeto TAMAR.

  • Costa do Dendê - Com suas praias, sua história e o Morro de São Paulo. Abrange  Valença, Guaibim, Cairu e seu pólo internacional - o Morro de São Paulo, Camamu, onde se localiza a terceira maior baía do Brasil, e Maraú.

  • Costa do Cacau - No litoral sul da Bahia, centralizada em Ilhéus, terra inspiradora do escritor Jorge Amado, grande produtora de cacau e pólo de praias, cachoeiras e lagoas encantadoras. Abrange Itacaré, Ilhéus, Olivença, Tororomba, Una e Canavieiras. Preserva verdadeiros santuários ecológicos tropicais: dezenas de quilômetros de praias, algumas quase desertas, com coqueirais e variedades da vegetação, desde a Mata Atlântica nativa aliadas a grandes áreas de manguezal e belíssimas fazendas de cacau. Nela encontramos o Projeto de Preservação do Mico-Leão de Cara Dourada e a Ilha de Comandatuba.

  • Costa do Descobrimento - Abrange Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial D'Ájuda, Trancoso, Caraíva, Monte Pascoal, Corumbaú, Cumuruxatiba e Prado. Guarda a história do descobrimento e 150 km de praias, enseadas, baías, falésias, inúmeros rios e riachos contornados por coqueirais, manguezais e Mata Atlântica.

  • Costa das Baleias - Abrange Abrolhos, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri. É uma área oceânica onde as baleias jubarte vêm todos os anos praticar seus rituais de reprodução. Pode-se explorar navios naufragados e cavernas submarinas em mergulhos orientados e vislumbrar recifes de corais raros próximos ao Arquipélago de Abrolhos, o único Parque Nacional Marinho do País.

  • Chapada Diamantina - Abrange Lençóis, Andaraí, Mucugê, Rio de Contas, Palmeiras, Iraquara, Piatã, Morro do Chapéu, Ituaçu, Seabra, Itaité, Parque Nacional da Chapada Diamantina, APA Marimbus-Iraquara e APA Serra do Barbado. Possui natureza exuberante e cachoeiras na mata virgem, lagoas subterrâneas, grutas, o toque místico e as notícias de aproximações de discos voadores. Conta a saga do garimpo em cada beco e nos casarões seculares.

  • Caminhos do Oeste - Abrange Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Vale do Rio Corrente, Santana e Correntina. É uma região de aventuras e grandes contrastes com veredas, rios, corredeiras, cachoeiras e cavernas. A vegetação mistura caatinga e cerrado, enquanto a moderna tecnologia abre espaço para a agroindústria com grandes plantações de soja e café.

  • Região do Rio São Francisco e Sertão - Abrange Juazeiro, Paulo Afonso, Bom Jesus da Lapa, Remanso, Ibotirama, Xique-Xique, o maior lago do mundo, Sobradinho, Monte Santo, Euclides da Cunha, Cipó, Caldas do Jorro, Canudos e Raso da Catarina. O Vale do São Francisco mostra projetos de agricultura irrigada. Pode-se conhecer os locais onde travaram-se os combates da Guerra de Canudos. Mesmo sendo uma área castigada pela seca e economicamente pobre, a região tem belezas naturais realçadas pelas diversas serras, vegetação típica e aves raras. Nela se encontra o Açude de Cocorobó que, nas épocas de seca, expõe as ruínas da antiga Canudos e Cidades como Cipó e Caldas do Jorro, estâncias hidrominerais que mais parecem oásis.

  • Recôncavo - Berço da história e da cultura do Brasil. Uma região fortemente marcada por memoráveis passagens de lutas e conquistas que mudaram os rumos da nossa sociedade. Ocupa o espaço abrangido pelo entorno da Baía de Todos os Santos e pelas bacias hidrográficas dos rios Paraguaçu, Jaguaripe e Jiquiriçá, Constituiu-se numa das principais regiões produtoras e exportadoras de bens agrícolas para os países europeus. Abrange Cachoeira, São Félix, Santo Amaro, Saubara, Maragogipe e Nazaré. A Cidade de Cachoeira, a 110 km de Salvador, é tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e oferece belezas arquitetônicas e naturais.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal