Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 23 de Agosto de 2019

Bandeira do Espírito Santo
Bandeira do Espírito Santo

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Espírito Santo
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Espírito Santo (ES)

Economia

Características:

O Espírito Santo atualmente destaca-se internacionalmente com suas empresas ligadas aos setores metalúrgicos, têxteis, de extração mineral e vegetal.
Abriga o maior complexo de pelotização de minério do mundo pertencente a Companhia Vale do Rio Doce, é produtor de aço, destacando-se a siderúrgica de Cariacica e o primeiro produtor e exportador mundial de celulose branqueada de fibra curta, utilizando as plantações de eucalipto à beira-mar além de ser um dos maiores produtores nacionais de chocolate.
A maior parte das indústrias se concentra na Região Metropolitana. Na Grande Vitória localizam-se as indústrias siderúrgicas: Companhia Ferro e Aço de Vitória, usina de pelotização de minério de ferro da Companhia Vale do Rio Doce; madeireira, têxtil, de louças, de café solúvel, de chocolates e frigorífica. No Vale do Rio Itapemirim, desenvolvem-se indústrias de cimento, de açúcar e álcool e de conservas de frutas. Vitória é importante porto de exportação de minério de ferro. Guarapari, um importante centro de extração de areia monazítica, São Mateus, que além da extração de sal gema, apresenta reservas petrolíferas na plataforma continental, Linhares, com um importante Parque Industrial e área de agropecuária moderna, Colatina com importantes pólos de confecção e de intermediação de café e Cachoeiro de Itapemirim, pólo estadual de extração e beneficiamento de minerais, principalmente mármore e granito, completam a estrutura industrial do Estado.
Os principais produtos da agricultura capixaba são: café, principal fonte de receita, arroz, cacau, cana-de-açúcar, feijão, milho, mandioca e frutas, laranja e banana além das próprias de clima temperado, como: uva, pêssego, morango, ameixa e nêspera. Na pecuária, gado de corte, no norte do Estado e leiteiro, no sul (1,8 milhões) e aves.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal