Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 23 de Agosto de 2019

Bandeira do Espírito Santo
Bandeira do Espírito Santo

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Espírito Santo
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Espírito Santo (ES)

Infra-Estrutura

Características:

O Estado é servido pela Estrada de Ferro Vitória-Minas, considerada uma das mais eficientes ferrovias do Mundo. A Rede Ferroviária Federal liga Vitória ao Rio de Janeiro num total de 544 km.
Apresenta 30.054 km de rodovias, 10,1% pavimentadas, sendo que as principais são a BR-101, que corta o Estado de norte a sul, através do litoral, e a BR-262, que liga Vitória a Belo Horizonte (MG) e ao extremo oeste do País. O Estado abriga a maior empresa de transporte rodoviário de passageiros da América Latina (Itapemirim).
É um dos maiores complexos portuários do País: o cais comercial de Vitória e o porto de exportação de minério de ferro de Tubarão, classificando-se em primeiro lugar em tonelagem movimentada no Brasil (1993).
Conta com 21 instituições de ensino superior, entre elas, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). As principais entidades culturais do Estado encontram-se na capital: o Instituto Histórico e Geográfico, a Associação Espírito-Santense de Imprensa, a Academia Espírito-Santense de Letras, a Associação Espírito-Santense de Juristas, a Arcádia Espírito-Santense, a Associação Médica do Espírito Santo, a Academia Feminina de Letras, o Instituto dos Advogados, o Centro Capixaba de Folclore e o Instituto Espírito-Santense de História, Geografia e Arte Religiosa. Em Cachoeiro de Itapemirim há a Academia Cachoeirense de Letras.
Conta com as Bibliotecas Estadual, Municipal, do Tribunal de Justiça, dos Comerciários, Embaixador Macedo Soares (da delegacia da Fundação IBGE), Central da Universidade Federal do Espírito Santo e da Companhia Vale do Rio Doce, entre outras.
Em Cachoeiro de Itapemirim destacam-se as Bibliotecas Municipal, do Centro Espírita Fraternidade e Luz, do Colégio Estadual Muniz Freire e da Casa dos Braga. Os museus mais importantes são o de Arte e História, antigo Museu Histórico, o Museu Folclórico e o Museu Melo Leitão. Muitos outros Municípios do interior mantêm também pequenas bibliotecas. O teatro mais importante é o Teatro Carlos Gomes, inaugurado em 1927 e modernizado em 1970.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal