Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Dezembro de 2014
Busca no Site:
Busca por município:

Bandeira de Minas Gerais
Bandeira de Minas Gerais

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Minas Gerais
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios
» Álbum de Fotos
» Notícias
» Comentários
» CEP
» Fale Conosco
» Favoritos
» Quem Somos


Minas Gerais (MG)

Cultura

Características:

Suas Cidades Históricas retratam a vida daquela época, pois conservam os traços do passado. A arquitetura colonial e as obras de arte barroca, principalmente de Aleijadinho são as características marcantes do Estado.
O artesanato mineiro é feito com as matérias-primas encontradas no Estado, mantendo a cultura regional, destacando-se as cerâmicas do Vale do Jequitinhonha; esculturas em pedra-sabão de Ouro Preto; colchas de tear de Berilo; móveis e porta-retratos em bronze de Tiradentes; carrancas do São Francisco; cestaria de Caxambu, tapetes arraiolos de Itaguara e trabalhos em estanho de São João Del Rei.
A culinária mineira baseia-se na fartura de carnes, já que o Estado é um dos maiores criadores de bois, porcos e galinhas. Nela encontramos as mais variadas lingüiças, lombo de porco, costelinhas, torresmo pururuca, frango preparado de inúmeras maneiras e, em alguns locais, carne-seca. O tutu-de-feijão, acompanhado de lingüiça, couve picada e torresmo, é um dos pratos típicos do Estado. O angu de farinha de milho (fubá) e o lombo de porco na gordura são também muito populares. O feijão mulatinho, conhecido em outros Estados como "uberabinha" é muito comum. A leitoa assada é prato de festa, e o mineiro-com-botas, sobremesa tradicional, com bananas, queijo e goiabada, além de doce de leite e compotas de frutas.
O Estado nos oferece diversas festividades, sendo uma das mais concorridas o Festival de Inverno de Ouro Preto. Em todas as regiões do Estado festejam-se os santos padroeiros, quando ocorrem os folguedos tradicionais, tais como a Congada, as Pastorinhas, as Folias de Reis e do Divino Espírito Santo. São famosas as procissões da Semana Santa, em Ouro Preto, e a de Cinzas, no Serro.
As danças populares são o Cateretê, e as Festas Juninas, de Santo Antônio, São João e São Pedro, comemoradas com comidas e danças típicas.






Busca no Site:
Busca por município:

© Copyright 2000-2013 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal