Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 22 de Agosto de 2019

Bandeira da Paraíba
Bandeira da Paraíba

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Paraíba
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Paraíba (PB)

Quadro Humano

Características:

A população da Paraíba é mestiça, resultante da miscigenação do elemento branco, que era o português colonizador, do negro escravo e do índio, que originaram o mulato, predominante no litoral; o caboclo, no interior e o cafuzo, raro no Estado.
Ocupa o 4° lugar no Nordeste em população absoluta, com 48,5% da população total são de homens e 71% urbana. A área de maior densidade é o litoral, principalmente em João Pessoa, por ser uma área mais urbanizada. O Agreste vêm depois com densidades entre 100 e 300 hab/km², seguido do Sertão, com densidades entre 10 e 25 hab/km², elevando-se para 50 hab/km² em algumas regiões urbanas. 
Segundo o CENSO 2000, 55,3% são pardos, 40,5% brancos, 4,1% pretos, 0,1% de amarelos ou índios. Ainda hoje, encontram-se tribos indígenas Potiguares localizadas na Baía da Traição, mas em apenas uma aldeia, a São Francisco, onde não há miscigenados, pois a tribo não aceita a presença de caboclos. Nessas aldeias existem cerca de 7 mil índios que mantêm as culturas antigas. 
O catolicismo é a predominante e o protestantismo vem crescendo muito nos últimos tempos. A Paraíba teve um Padre que está a caminho da canonização, o Padre Ibiapina, responsável por diversas missões pastorais no século passado e que morreu em 1885, na Cidade de Arara.
O Estado é influenciado por Recife (PE), que atua através das Capitais regionais, Campina Grande e João Pessoa, além do centro regional de Patos. Campina Grande domina a parte central do Estado e a porção sudoeste do Rio Grande do Norte.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal