Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 23 de Agosto de 2019

Bandeira da Paraíba
Bandeira da Paraíba

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Paraíba
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Paraíba (PB)

Quadro Natural
Parques Estaduais

Características:

O relevo do Estado é composto por planície litorânea, pelo planalto e por depressões.
82% encontram-se entre 200 e 900 m de altura e 18% abaixo de 200 m.
A baixada litorânea possui altitudes que variam entre 0 e 10 m, apresentando praias, restingas, dunas, mangues e tabuleiros com altitudes de até 30 m com terras altamente férteis e próprias para o cultivo da cana-de-açúcar.
O Planalto da Borborema é a parte mais elevada do Estado, cortando-o de nordeste a sudeste, com presença de várias serras e altitudes variando entre 500 e 650 m. Entre as principais estão a da Araruna, Viração, Caturité, Teixeira, onde se encontra o ponto mais elevado, o Pico do Jabre, com 1.197 m de altura, e Comissária.
A depressão se inicia em Patos, após a Serra da Viração, ocupando uma área extensa entre a Borborema e as terras situadas nos Estados vizinhos.
A Paraíba apresenta um clima tropical quente e úmido, no litoral, com temperatura média anual de 26°C. Situa-se dentro das faixas dos ventos do Sudeste (alísios), porém sofrem desvios devido ao Planalto da Borborema, o que determina o clima semi-árido na região sertaneja, influenciando na atividade agropecuária da Paraíba.
A Paraíba possui o ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas, localizada na Praia do Cabo Branco.
A vegetação predominante é a caatinga porém encontra-se, na baixada costeira e na escarpa do Borborema, a floresta tropical, onde se coletam cascas de angico, sementes de oiticica e urucum, e castanha-de-caju. Há apreciável quantidade de carnaubeiras.
Sua hidrografia é composta, na sua maioria, por rios temporários, principalmente no sertão, o que complica a agricultura na região. As principais bacias hidrográficas da Paraíba são a do Rio Piranhas, a do Paraíba, o mais famoso do Estado, que nasce na Serra de Jabitacá, em Monteiro, no Planalto da Borborema; a do Curimataú; a do Camaratuba; a do Mamanguape; a do Miriri; a do Gramame e a do Abiaí, mas a mais importante é a do Rio Piranhas, que nasce na Serra do Bongá, na fronteira com o Estado do Ceará, pois através da Barragem de Mãe D'Água, em Coremas, viabiliza a irrigação de muitas terras.

Parques Estaduais:


Parque Área total (ha) Município
Cabo Branco 379 João Pessoa





® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal