Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 15 de Dezembro de 2018

Bandeira do Rio Grande do Norte
Bandeira do Rio Grande do Norte

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Rio Grande do Norte
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Rio Grande do Norte (RN)

Cultura

Características:

O Rio Grande do Norte conta com importantes entidades culturais, como o Instituto Histórico e Geográfico, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e a Associação Norte-Rio-Grandense de Astronomia, todas com sede na Capital.
Abriga, também, várias bibliotecas e museus.
Possui diversos monumentos tombados, entre os quais o mais importante é o Forte dos Reis Magos, marco inicial da ocupação do território.
Sua gastronomia foi herdada herdada um pouco da cultura dos índios, da dos negros e da dos povos colonizadores, e se apresenta bastante variada. Baseia-se nos frutos do mar, da melhor qualidade, pescados no próprio Estado e com tempero suave, além das carnes. Os mais típicos são: a carne de sol com arroz de leite, farofa de jerimum, feijão verde, paçoca e macaxeira frita ou batata doce, arrumadinho de charque, sarapatel, moqueca de carne verde, mousse de caranguejo, fritada de peixe-agulha, entre outros. As sobremesas mais comuns são: o bolo de rolo, de milho, de macaxeira, o doce de batata doce, cajú, coco, tamarindo, jerimum, jaca, canjica de milho verde, pamonha, etc., e como bebida o aluá, de origem indígena originária da fermentação de abacaxi ou milho e açúcar e a água-de-coco.
No Estado, os eventos populares sempre contam com manifestações folclóricas como o Fandango, Pastoris, Lapinha, Chegança (do ciclo do Natal), Boi-Calemba, Bambelô, Congo; e danças típicas como o Serrote. Seus principais eventos são: Santos Reis, Festa do Caju e Nossa Senhora dos Navegantes - Procissão de Barcos, todos em janeiro; Grande Vaquejada - Rodeios, em maio; Festa do Boi - Vaquejada, em outubro; Nossa Senhora da Apresentação, em novembro e o Carnatal, em dezembro.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal