Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 23 de Agosto de 2019

Bandeira do Rio de Janeiro
Bandeira do Rio de Janeiro

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Rio de Janeiro
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Rio de Janeiro - RJ

Quadro Humano

Características:

Durante o período colonial, o meio físico prejudicou o povoamento do interior, pois a dificuldade de acesso pelo relevo serrano, a floresta e os pântanos, além da necessidade de defesa contra ataques indígenas, contribuíram para a concentração da população no litoral. Porém, ao chegar o ciclo do café, aumentou bastante. Em 1890, 37% da população viviam na Cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal. Esse quadro se reverteu com a decadência do café e o início da industrialização. O povoamento da Metrópole se acentuou, chegando a 46% do total em 1940. Em 1985 apenas 20% da população não se mantinham na Região Metropolitana. A maioria desses 20% se localizava em dois núcleos, a zona canavieira de Campos dos Goitacazes e às margens da Rodovia Presidente Dutra (Rio-São Paulo). Além destes núcleos, a Região Serrana Fluminense (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo) apresenta um grande contingente populacional devido à mobilidade demográfica da capital. Atualmente, 96% da população vivem em Cidades e Vilas, sendo 47,9% do total homens. Segundo o CENSO 2000, 33,6% são pardos, 53,9% brancos, 10,9% pretos, 0,4% amarelos ou índios e 1,2% não declarou a cor. Todo o território do Estado se acha sob influência da Cidade do Rio de Janeiro, cuja ação se exerce através dos centros intermediários de Petrópolis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Volta Redonda e Campos dos Goitacases.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal