Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 22 de Agosto de 2019

Bandeira do Rio de Janeiro
Bandeira do Rio de Janeiro

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Rio de Janeiro
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Rio de Janeiro - RJ

Turismo

Características:

A Cidade do Rio de Janeiro é o principal centro turístico do Brasil, e alguns de seus pontos de atração, como Pão de Açúcar e o Corcovado, tornaram-se mesmo símbolos do País. Nas Cidades do interior fluminense encontram-se atrações diversas, desde museus e parques, até a prática do alpinismo ou da caça submarina. Extensa rede de hotéis oferece ao turista conforto, lazer e cultura em viagem pelo interior do Estado.
Entre as atrações do restante do Estado contam-se balneários e estâncias serranas.
As Cidades litorâneas recebem nos fins de semana e no verão grande número de visitantes. De oeste para leste sucedem-se praias. Na Costa do Sol contrastes entre o luxo e a simplicidade, o colonial e o moderno, diferentes tipos de culinária, de embarcações e de modos de vida, tendo no moinho de vento o seu símbolo característico. As colônias de pescadores também marcam o perfil dessa região, dando uma tonalidade rústica à paisagem. Tem como principais atrações turísticas os Balneários de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Maricá e Saquarema. Na Costa Verde as montanhas entram em contato com o mar, incluindo mais de 2.000 praias e 300 ilhas. As cores da água apresentam várias tonalidades de verde, e são ideais para a prática de qualquer modalidade de esporte aquático, para a navegação desportiva e concentra 90% da frota de embarcações de lazer do País.
Não muito longe das praias situam-se as estâncias de altitude da Serra do Mar. Inclui as Cidades localizadas entre as montanhas da Serra dos Órgãos, como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Foram colonizadas por imigrantes suíços e alemães que deixaram influências marcantes nos hábitos, na alimentação, no estilo das moradias e do mobiliário local. A imigração européia fez de algumas localidades como Penedo, de colonização finlandesa, atrações especiais, onde o visitante convive com os costumes e a culinária de Países distantes. A Capital, conhecida como “Cidade Maravilhosa”, tem os dois maiores cartões-postais do País: o Pão de Açúcar e o Corcovado. Com um grande acervo histórico e arquitetônico e uma paisagem natural diversificada, é o principal centro turístico brasileiro. As suas praias e o desfile das escolas de samba atraem turistas do mundo inteiro. Há também importantes áreas verdes, como a Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo.
O litoral é pontilhado por Cidades famosas, como Parati e Angra dos Reis, ao sul; Búzios e Cabo Frio, ao norte. Na região da Serra do Mar, Petrópolis e Nova Friburgo conservam paisagens e costumes da colonização alemã e suíça. As Cidades do Maciço da Mantiqueira, como Visconde de Mauá e Itatiaia – primeiro Parque Nacional Brasileiro –, destacam-se pela beleza natural e pelo ecoturismo.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal