Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Dezembro de 2018

Bandeira de Rondônia
Bandeira de Rondônia

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Rondônia
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Rondônia (RO)

Economia

Características:

A economia do Estado se baseia no extrativismo vegetal e na agropecuária.
Na agricultura destacam-se o cacau, o café, o milho, o feijão, o algodão, amendoim, a soja, o arroz, a mandioca e a banana.
A pecuária, iniciada em 1970, cresceu com muita rapidez e os rebanhos que mais se destacam são o bovino (5,2 milhões) e o suíno (1,1 milhão). A avicultura é praticada em larga escala.
O extrativismo colocou Rondônia no patamar de Estado, quando foram descobertas as minas de cassiterita. Atualmente, a importância diminuiu mas continua sendo extraída junto com ouro, diamante, borracha, castanha-do-pará, madeiras nobres, granito, pedras ornamentais, columbita-tantalita, prata, cobre, cobalto, chumbo, zinco, platina, paládio, terras raras, cromo, fósforo, esmeralda, calcário e topázio. A pesca ainda é artesanal.
Rondônia tem 3.391 indústrias, sendo a maioria de pequeno e médio porte. As que mais se destacam atuam nas áreas madeireira, de produtos alimentícios; de construção civil; de produtos metalúrgicos; de movelaria; e de confecções.
A indústria madeireira desenvolveu-se em função da abertura da BR-364, extraindo mogno, vinhático e cerejeira, mas a preocupação dos ecologistas com relação às devastações e a comprovação de que 30% das florestas estavam devastadas, fez com que o Governo demarcasse reservas na floresta e criasse incentivos ao reflorestamento. As madeireiras passaram também a produzir compensados e laminados.
Atualmente investe-se no ecoturismo.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal