Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 15 de Dezembro de 2018

Bandeira de Roraima
Bandeira de Roraima

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Roraima
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Roraima (RR)

Quadro Natural
Parques e Reservas Estaduais

Características:

Cerca de 60% da superfície de Roraima se encontra abaixo de 200 m de altitude, 25% entre 200 e 300 m, 14% entre 300 e 900 m e 1% acima de 900 m. Dominam no Estado grandes extensões de relevo plano ou levemente ondulado. É composto de planalto e escarpas, ambas integrantes do Planalto das Guianas. As escarpas constituem a borda de um planalto mais elevado que domina o norte com recebem em o nome de Serras Parima e Pacaraima e Monte Roraima, este último com 2.875 m de altitude.
Seu clima é quente e úmido. Só existem duas estações no ano: inverno (período de chuva) e verão (período seco). Os meses de junho e julho são os que mais chovem, enquanto dezembro e janeiro são os mais secos. A temperatura é amena nas regiões com maior altitude e podem chegar a 6ºC à noite em altitudes como a do Monte Roraima.
Sua hidrografia pertence à Bacia do Rio Negro e tem como principal rio o Rio Branco que em Roraima forma uma bacia. As chuvas influenciam na quantidade de água no Rio Branco. Durante o verão ele fica quase que intrafegável para barcos grandes. Isso dificulta muito o transporte fluvial entre Manaus e Caracaraí (Cidade-Porto de Roraima).
Sua vegetação é a floresta tropical na parte meridional e ocidental e campos cerrados, conhecido também como savana, na porção setentrional e oriental. Na região serrana os vales são ricos em humus e com gramíneas de boa qualidade para os animais de criação.
Nas margens dos rios temos matas de terra firme, de várzea e igapós.
Sua fauna é bem rica. Nas florestas encontramos onça, anta, jacaré, lontra, veado, macacos e muitas outras espécies; nos campos, tamanduás, tatus, jabutis, cutias, cobras, etc e na Bacia do Rio Branco, uma grande variedade de peixes, entre eles pacu, tucunaré, surubim, piranha, traíra, além de tartarugas. Apresenta também grande quantidade de pássaros, como o jaburu, garças e carcarás.

Parques e Reservas Estaduais:


Todos são Parques e Reservas Nacionais.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal