Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 23 de Outubro de 2014
Busca no Site:
Busca por município:

Bandeira do Rio de Janeiro
Bandeira do Rio de Janeiro

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
» Capitais
  :: Campos dos Goytacazes - RJ
    .: Dados Gerais
    .: História
    .: Informações
    .: Lazer
    .: Turismo Cultural
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Álbum de Fotos
» Notícias
» Comentários
» CEP
» Fale Conosco
» Favoritos
» Quem Somos


Campos dos Goytacazes - RJ

Lazer
Praias | Rios | Cachoeiras | Lagoas | Canais | Relevo | Áreas de Lazer | Áreas de Preservação

Praias:

Farol de São Thomé: 
Distante 50 km do Centro de Campos, seu acesso é feito através da RJ-216. É a única Praia do Município e no verão fica muito movimen
tada. Nela está localizada Área de Preservação Ambiental do Lagamar.
Se divide em: 
Praia de São Tomé - com 12 km de areia grossa e solta e ondas fracas; 
Praia do Farol - com águas amareladas, ondas fortes e correnteza e areia grossa e solta, onde são realizados campeonatos de surfe, pesca e hipismo; 
Praia Viegas - continuação da Praia do Farol, com algumas casas de veraneio e de pescadores. 
 

Rios:

Rio Imbé:
Rio que nasce na Serra do Imbé, corre encachoeirado por 70 km até desembocar na Lagoa Feia. 

Rio Ururaí: 
Rio que nasce pela união das águas da Lagoa de Cima e do Rio Preto, percorre cerca de 48 km e deságua na Lagoa Feia. 

Rio Urubu: 
Rio que nasce na Serra do Quimbira, possui cerca de 40 km de extensão e junto com o Rio Imbé, forma a Lagoa de Cima.

Rio Itabapoana: 
Rio que nasce na Serra do Caparaó (MG), onde começa com o nome de Preto, após se encontrar com o Rio Verde passa a ser chamado de Itabapoana. Ingressa no Estado do Rio de Janeiro pelo Município de Porciuncula e após 264 km de extensão e deságua no Oceano Atlântico, entre o lago Marabá e a Ponta das Arraias, na Praia de Itabapoana, Município de São Francisco do Itabapoana. Serve de divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e forma em seu trajeto as cachoeiras de Santo Antônio, Inferno, Limeira e Fumaça, sendo esta de 100 m de altura. Duas usinas hidrelétricas foram implantadas em seu curso: UHE Rosal, da Paranapanema, e a UHE Franca Amaral, de propriedade da CERJ.

Rio Macabu:
Rio que nasce na Serra de Macaé, a 1.480 m de altitude, no Município de Trajano de Morais, percorre 121 km e deságua na Lagoa Feia. Nele encontra-se a barragem da Usina Hidrelétrica de Macabu, de propriedade da CERJ, em Macaé.

Rio Muriaé:
Rio que nasce na Serra das Perobas em Minas Gerais próximo a fronteira com o Estado do Rio de Janeiro, com extensão de cerca de 300 km, é afluente da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, onde desagua, pouco acima da cidade de Campos dos Goytacazes. Suas águas são barrentas e frias. Abastece a Cidade e oferece cachoeiras. Propício para banhos e à pesca. 

Rio Açu: 
Rio que desagua no Município de Campos dos Goytacazes, possui vegetação típica de restinga, águas de tonalidade cor de areia, areias grossas e amareladas. Propício aos banhos.
Localização: 70 km do Centro. 

Rio Bela Joana: 
Rio que nasce na Serra dos Macacos, com quase 1.400 m de altitude, possui aproximadamente 18 km de extensão, águas cristalinas e puras e quedas que formam grandes blocos rochosos, com diversas piscinas naturais. Desagua no Rio Preto. 

Rio Paraíba do Sul: 
Rio que nasce do encontro dos Rios Paraibuna e Paraitinga, na Serra da Bocaina, entre Moji das Cruzes e Jacareí, no Estado de São Paulo, possui 1.137km, banha os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e marca parte da divisa entre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entra no Rio de Janeiro pelo Município de Resende e deságua no Oceano Atlântico, em forma de delta, em Atafona e São João da Barra (RJ), importante ponto de produtividade pesqueira. Forma a maior bacia hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro e é fonte de abastecimento de água potável para 12 milhões de pessoas. Desempenhou papel de importância fundamental para o desenvolvimento agrícola e industrial de uma vasta região. Navegável na parte mais baixa de seu curso, suas águas possuem de 15 a 25º C de temperatura e são barrentas, não sendo apropriado para banhos. Atravessa o Município, no sentido Oeste-Leste, apresentando 48 ilhotas. É poluído e navegável somente para barcos pequenos. 

Cachoeiras:

Cachoeira do Rio Mocotó:
Queda de mais de 40 m numa piscina natural que se forma logo abaixo, bem profunda. Suas águas, claras, transparentes, de temperatura amena no verão e fria no inverno, são propícias para banhos.
Localização: Área de Proteção Ambiental (APA)/ Fazenda Mocotó, Distrito de Morangaba.

Cachoeira do Maracanã:
Apresenta queda de 70 m de altura, que escavou na rocha uma piscina de cerca de 1,5 km², por 2 metros de profundidade, com terreno arenoso no fundo. Seu acesso é feito por árdua caminhada.
Localização:  Fazenda Mocotó, Distrito de Morangaba.

Cachoeira Pedra Rasa: 
Queda de aproximadamente 80 m de altura, formando diversas piscinas naturais. Propícia ao rappel, ao alpinismo e ao banho.

Cachoeira Tombo D’Água:
Queda de 80 m, formando 3 saltos. Águas claras, transparentes, de temperatura amena no verão e fria no inverno. Apresenta uma piscina natural com aproximadamente 50 m de comprimento com fundo arenoso e uma ducha natural com acesso por degraus de rocha.
Localização: Área de Proteção Ambiental (APA) / Fazenda Mocotó, Distrito de Morangaba. 
 

Cachoeira do Imbé:
Localização: BR 101, Parque Estadual do Desengano.

Lagoas:

Lagoa de Cima:
Origina-se dos Rios Urubu e Imbé e de três pequenos córregos. Possui 14,95 km² de área, 18 km de circunferência e cerca de 4 m de profundidade, águas turvas e temperatura amena. Foi chamada por D.Pedro II de "Lagoa dos Sonhos", nome pelo qual também é conhecida. É propícia aos banhos, à pesca e à prática de esportes aquáticos. Abriga o  Yatch Club Lagoa de Cima, na localidade de Santa Rita e o Balneário da Lagoa de São Benedito.
Localização: Distrito de Ibitioca.

Lagoa do Jacaré:
Ligada à Lagoa Feia, encontra-se na divisa com Macaé e é bastante piscosa. 
Localização: 25 km do Centro.

Lagoa Feia (Pantanal da Costa Doce):
Maior lagoa do Estado do Rio de Janeiro e s
egunda maior lagoa de água doce do Brasil, possui 180 km² de área e 130 km de circunferência e comunica-se  com o Atlântico pelo Canal das Flexas, canal artificial construído em 1949. Localiza-se na divisa com Quissamã e banha Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, Trajano de Morais, Santa Maria Madalena e São João da Barra. Propícia à prática de esportes aquáticos como o windsurf, principalmente pelos fortes ventos constantes.
 ESTUDO SOCIOECONÔMICO 2004

Canais:

Canal Macaé-Campos: 
Canal construído em 1845, por escravos, possui 96 km de extensão, largura de 11 m e profundidade de 1,30 m. Seu percurso se inicia em Campos dos Goitacazes, onde é abastecido pelo Rio Paraíba do Sul, segue recebendo as águas do Rio Ururaí, passando a se chamar de Canal de Muxuango, e do Rio Macabu, quando denomina-se de Canal do Louro, até Quissamã onde passa a se chamar de Canal do Maracujá. Atravessa a Lagoa de Carapebus e encontra o Rio Macaé, junto à ponte, a menos de 1 km do mar.
 

Relevo:

Morro do Itaóca:
Formação montanhosa com 414 m de altitude, vegetação densa, típica da Mata Atlântica de encosta. Oferece vista da Lagoa de Cima e parte da Cidade de Campos. A estrada de acesso é utilizada para preparação física de atletas.
Localização: Maciço de Itaóca, Distrito de Ibitioca.

Pedra Lisa:
Formação rochosa com 726 m, é muito procurada para escaladas e caminhadas pesadas.
Localização: Estrada da Pedra Lisa, Distrito de Santa Maria.

Pico Peito de Moça: 
Formação rochosa com 700 m de altitude, parecido com o Pão de Açúcar, era utilizado como referencial geográfico pelos exploradores da região. 

Pedra do Baú:
Formação montanhosa localizada ao lado da Pedra Lisa, possui  vegetação densa. Oferece vista de toda a planície e alguns Distritos entre os quais, Santa Maria, Santo Eduardo, Santa Bárbara, Vila Nova e Campos. Procurada para escaladas e para caminhadas pesadas.
Localização: Estrada da Pedra Lisa, Distrito de Santa Maria.  

Pico São Mateus:
Formação montanhosa com 1.576 m de altitude, é o ponto mais elevado do Município. Localiza-se na Serra do Mocotó e possui vegetação densa, com várias espécies de orquídea e samambaias. Oferece vista de  todo o Município de Campos e da Mata Atlântica.
Localização: Área de Proteção Ambiental (APA)/ Fazenda Mocotó, Distrito de Morangaba. 
 

Áreas de Lazer:

Jardim São Benedito:
Área de lazer com quadra de esportes, playground, bar e lago.
Localização: Rua Saldanha Marinha, s/nº, Centro - Tel: 2733-2471.
Funcionamento: Diariamente das 6:00h às 22:00h.

Parque Horto Municipal:
Área de lazer, com playground, muitas árvores e espaço para piqueniques.
Localização: Av. Alberto Lamego, na saída da Cidade em direção a São João da Barra.

Funcionamento: Diariamente das 8:00h às 17:30h.

Parque São Benedito:
Área de lazer com quadras de esporte, lago, playground, bar e restaurantes.
Localização: Praça Nilo Peçanha. 

Estádio Ary de Oliveira e Souza:
Estádio esportivo que pertence ao Goytacaz Futebol Clube.
Localização: Rua dos Goytacazes, 311, Centro - Tel: 2733-4433.
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8:00h às 18:00h.

Estádio Godofredo Cruz:
Estádio esportivo que pertence ao Americano Futebol Clube:
Localização: Av. 28 de Março, 948, Centro - Tel: 2733-4152.

Áreas de Preservação:

Parque Estadual do Desengano:
Área de preservação com 22.400 ha, criado em 1970, é o último trecho da Mata Atlântica no norte do Estado. Situa-se nas terras dos Município de Campos dos Goitacazes, Santa Maria Madalena e São Fidélis. Seu acesso se dá através da vizinha Cidade de Santa Maria Madalena, pela RJ-146. É uma das maiores reservas florestais do Estado do Rio sendo o local de maior concentração de avifauna da Serra do Mar em território fluminense e onde se encontra o mono-carvoeiro, o maior primata das América.

Localização:
Região do Imbé, Distrito de Morangaba. 

Área de Preservação Ambiental do Lagamar:
Localização: Farol de São Tomé.






Busca no Site:
Busca por município:

© Copyright 2000-2013 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal