Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 30 de Outubro de 2014
Busca no Site:
Busca por município:

Bandeira do Ceará
Bandeira do Ceará

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
» Capitais
  :: Caucaia - CE
    .: Dados Gerais
    .: História
    .: Informações
    .: Lazer
    .: Turismo Cultural
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Álbum de Fotos
» Notícias
» Comentários
» CEP
» Fale Conosco
» Favoritos
» Quem Somos


Caucaia - CE

Lazer
Praias | Rios | Lagoas | Parques | Áreas de Preservação

Praias:

Praia do Cumbuco:
Praia reta e larga, areia clara e fofa, dunas brancas e coqueirais. Possui infra-estrutura turística, muitas barracas na praia e várias casas de veraneio. É considerada uma das melhores praias do mundo para a prática do windsurf, possuindo ponto de apoio para windsafari e muito freqüentada. Oferece diversas opções  de passeios a cavalo, jegue, jangada ou bugres. Abriga a Lagoa do Banana e a de Parnamirim, entre as dunas, com restaurante e esportes náuticos. É um dos roteiros obrigatórios para os turistas. 

Praia de Paracumbuco:
Final da praia do Cumbuco, com as mesmas características, situa-se próxima à foz do Rio Cauípe.
Não possui infra-estrutura turística.

Praia do Icaraí:
Praia reta, com 9 km de extensão, areia branca e batida, coqueiros e lagoas, mar com ondas fortes. Abriga diversos condomínios residenciais, casas de veraneio, várias vilas de pescadores e barracas que promovem festas musicais. Sedia regularmente competições do Circuito Cearense e Nordestino de Surf. É separada de Tabuba, a praia seguinte, pelo Rio Barra Nova. 

Praia do Pacheco:
Praia isolada de enseada, com mar calmo, extensa faixa de areia branca com alguns rochedos, coqueiros, dunas e algumas casas de veraneio. Possui pouca infra-estrutura turística. Seu acesso é feito por barrancos de até 30 m de altura. 

Praia de Iparana:
Praia reta, com faixa de areia clara e batida, ondas fortes, pedras na água, dunas e coqueiros. Abriga a Colônia de Férias do SESC, casas de veraneio e vila de pescadores. O avanço do mar nesta região fez com que em toda a orla se construíssem barreiras de pedras. Os banhistas preferem ir para uma área a 300 m ao sul, numa região sem pedras. 

Praia de Dois Coqueiros:
Praia aberta, com faixa de areia larga e fofa onde existem rochedos que impedem a circulação de bugres e veículos, e ondas fortes. Fica na margem esquerda da foz do Rio Ceará. Pode ser atingida pela nova ponte construída no local.

Praia de Parazinho: 
Praia com areias claras, propícia à pesca. 

Praia da Barra do Cauípe:
Praia com faixa de areia branca, coqueiros e dunas. Situa-se na foz do Rio Cauípe. Propícia ao windsurf.

Praia da Tabuba:
Praia reta, com ondas fortes e dunas altas, coqueiros e muitas casas de veraneio. Há algumas barracas na praia. É cortada por valas de pequenos córregos. Separada da Praia de Icaraí pelo Rio Barra Nova. Abriga a Lagoa de Parnamirinzinho. Pode-se praticar o "esquibunda" (tábua se deslizar sentado nas dunas).        

Rios:

Rio Barra Nova: 
Rio que separa as praias de Tabuba e Icaraí, no Município de Caucaia.

Rio Maranguapinho: 
Maior afluente do Rio Ceará, nasce na Serra de Maranguape, com extensão de 34 km, banha a Região Metropolitana de Fortaleza, desagüando no Rio Ceará, no Distrito de Antônio Bezerra, em Fortaleza.  

Rio Ceará: 
Rio que desemboca na praia de Goiabeiras, no Município de Fortaleza. Está localizada na divisa dos Municípios de Fortaleza (oeste) e Caucaia (leste).

Rio Cauípe: 
Rio que desemboca na praia de Barra do Cauípe, no Município de Caucaia. Tem sua foz bloqueada pela areia, formando uma belíssima lagoa.

Lagoas:

Lagoa da Barra do Cauípe:
Localizada na foz do Rio Cauípe, a lagoa é cercada de faixa de areia muito branca, coqueiros e dunas. Encontra-se dentro da APA do Lagamar do Cauípe. Possui muitas barracas em suas margens e ponto de apoio para windsurf.

Lagoa de Tabapuá:

Lagoa de Genipabu:

Lagoa de Capuã:

Lagoa do Poço:

Lagoa de Pabussu:

Lagoa de Parnamirim:
Localizada na Praia de Tabuba, é cercada por dunas onde se pratica o "esquibunda", escorregando do alto das dunas, se equilibrando sentado, em uma pequena prancha, até mergulhar na água.

Lagoa do Banana:
Localizada no final de uma duna de 20 m, na Praia do Cumbuco, é rodeada por restaurantes e pousadas. Propícia à prática de esportes marítimos. Nela pode-se fazer passeios de jet-ski, caiaque ou lancha e também no banana-boat (inflável em forma de banana).    

Parques:

Parque Napoleão Bonaparte Viana:

Parque do Vaqueiro:
Grande casa de shows que apresenta grandes bandas de forró.
Localização: BR-020 km 10 - Tel: 296-1159.
Data: Sexta-feira.

Parque Matusa:

Paraíso Perdido Park :
Zoológico.
Localização: Sitio Munguba, s/nº, Praia de Icaraí.

Áreas de Preservação:

Parque Botânico do Ceará:
Área de preservação estadual da flora e a fauna local,  com 190 ha, criada em 1996, abrangendo os Municípios de Caucaia e Fortaleza. Possui trilhas.
Localização: CE-090, km 3 - Tel: 342-3060.
Funcionamento: 3ª a 6ª feira das 8:00h às 17:00h. 
 

Estação Ecológica do Pecém:  
Área de preservação estadual, com 1.884 ha, criada em 1999,  protege as dunas. Abrange as terras dos Municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, encontra-se em processo de regulamentação.

Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará:
Área de preservação estadual do estuário do Rio Ceará,  com 2.744,89 ha, sendo 500 ha de manguezais, criada em 1999, abrangendo as terras dos Municípios de Fortaleza e Caucaia.

Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe:      
Área de preservação estadual das nascentes dos rios, vertentes e solos, com 1.884,46 ha, criada em 1998, abrangendo as terras do Município de Caucaia.






Busca no Site:
Busca por município:

© Copyright 2000-2013 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal