Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 25 de Outubro de 2014
Busca no Site:
Busca por município:

Bandeira do Rio de Janeiro
Bandeira do Rio de Janeiro

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
» Capitais
  :: Itaboraí - RJ
    .: Dados Gerais
    .: História
    .: Informações
    .: Lazer
    .: Turismo Cultural
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Álbum de Fotos
» Notícias
» Comentários
» CEP
» Fale Conosco
» Favoritos
» Quem Somos


Itaboraí - RJ

Lazer 
Rios | Lagoas | Relevo | Áreas de Preservação

Rios:

Rio Macacu: 
Rio que nasce na Serra dos Órgãos, no Município de Cachoeiras de Macacu, serve de limite entre os Municípios de Itaboraí e Cachoeira de Macacu e Itaboraí e Magé. Banha a Área de Proteção Ambiental de Guapimirim. Durante o verão, oferece fortes correntezas e longas corredeiras por causa das chuvas. É o principal rio da região e tem como afluentes mais expressivos os rios Guapiaçu, à direita e Casseribu, Aldeia e Imbu, à esquerda. Suas águas claras e tépidas, na época de chuva se tornam barrentas. Extensão navegável apenas para barcos de pequeno calado, destinados à pesca. Não possui praias, nem locais propícios para banhos. Deságua na Baía de Guanabara.

Rio Casseribu:
Rio que nasce ao norte da serra do Sambê, em Rio Bonito, possui cerca de 60 km e desagua no rio Macacu, no Município de Tanguá.

Rio Duques: 
Afluente do Rio Casseribu.

Rio Aldeia: 
Afluente do Rio Macacu.

Rio Iguá:

Rio Várzea:

Lagoas:

Lago de São José:
Lago formado em 1983 no local onde antes era explorado o calcário da Companhia de Cimento Mauá. Possui águas límpidas e transparentes e tem em suas margens um sítio paleontológico, onde em 1986 foram encontrados os primeiros fósseis um de um Xerroengulado no Brasil, uma preguiça gigante pré-histórica. Possui  uma reserva ecológica composta por manguezal, controlada pelo IBAMA.

Relevo:

Serra de Itaitindiba: 
Formação montanhosa que serve de limite entre os Municípios de São Gonçalo e Itaboraí.

Serra do Lagarto:
Formação montanhosa que serve de limite entre os Municípios de Itaboraí e Maricá.

Serra do Barbosão:
Formação montanhosa que serve de limite entre os Municípios de Itaboraí e Tanguá. Destacam-se os laranjais.

Serra da Tapuaba:
Formação montanhosa que serve de limite entre os Municípios de Itaboraí e São Gonçalo e Maricá.

Áreas de Preservação:

Horto Florestal: 

Área de Proteção Ambiental de Guapimirim: 
Área de preservação com 14.340 ha, criada em 1984, sendo 9.457 ha terrestres, abrangendo parte dos municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo. Tem a finalidade de preservar os mangues e as águas do recôncavo da Baía de Guanabara, junto à foz dos rios que drenam do interior da região. Abriga a Baía do Rio Guapimirim que corta essa APA, num percurso de 7 km, até chegar na Baía de Guanabara. É administrada pelo IBAMA e possui manguezal, campo inundável (brejo e várzeas) e diversos rios. 

Parque Paleontológico de São José de Itaboraí: 
Área de preservação criada, em 1995, para conservar, recuperar e estimular o uso sustentável dos recursos naturais existentes na bacia calcária; desenvolver estudos científicos de geologia e Paleontologia e promover a educação e treinamento das comunidades na questão ambiental.

Reserva Ecológica do Manguezal:
Rico ecossistema com 170 espécies de aves catalogadas.






Busca no Site:
Busca por município:

© Copyright 2000-2013 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal