Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Dezembro de 2018

Bandeira do Pará
Bandeira do Pará

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
» Capitais
  :: Marabá - PA
    .: Dados Gerais
    .: História
    .: Informações
    .: Lazer
    .: Turismo Cultural
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 


Marabá - PA

História

O início do povoamento ocorreu por volta de 1894, quando o Coronel Carlos Leitão chegou à região e implantou uma colônia agrícola à margem esquerda do Rio Tocantins, acomodando 100 famílias, do Maranhão e de Goiás. Em 1898 os habitantes construíram um "Barracão Comercial" no Pontal - confluência dos Rios Tocantins e Itacaiúnas, denominando-o Marabá, em homenagem a Gonçalves Dias, grande poeta maranhense. Nessa época esta região pertencia a Baião. A inauguração do Barracão atraiu aventureiros de outras regiões que se fixaram no local formando um aglomerado de residências rústicas, típicas da época, que se transformou numa Vila que vivia principalmente da exploração do Caucho.  Com o crescimento da exploração e a migração desordenada da população, foram surgindo diversos conflitos e os tiroteios e as desordens eram constantes. Nessa época foi criado o Município de São João do Araguaia, e a Vila de Marabá ficou pertencendo a este. Com o declínio da produção de caucho, cresce a extração da castanha-do-Pará. Com a extinção do Município de São João do Araguaia, Marabá é elevada a Município em 1913 e as terras de São João anexadas às de Marabá. A partir de 1927 Marabá passou a ser o maior produtor de castanha da região tocantina.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal