Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 31 de Outubro de 2014
Busca no Site:
Busca por município:

Bandeira de São Paulo
Bandeira de São Paulo

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
» Capitais
  :: Piraju - SP
    .: Dados Gerais
    .: História
    .: Informações
    .: Lazer
    .: Turismo Cultural
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Álbum de Fotos
» Notícias
» Comentários
» CEP
» Fale Conosco
» Favoritos
» Quem Somos


Piraju - SP

Lazer
Rios | Represas | Cachoeiras | Praias | Ilhas | Mirantes | Áreas de Lazer | Áreas de Preservação

Rios:

Último Trecho do Canal Natural do Rio Paranapanema:
Área tombada em 2002.
Localização: Rio Paranapanema, trecho entre o Ribeirão Hungria e a foz do Ribeirão das Araras.

Rio Paranapanema: 
Rio de águas cristalinas, banha a região Sudeste do Brasil, formando diversos saltos e cachoeiras. Nasce na Serra de Paranapiacaba, no Estado de São Paulo, segue a direção oeste por 929 km até desembocar no Rio Paraná em Porto São José, entre os municípios de Rosana(SP) e Marilena(PR). É navegável ao longo de mais de 80 km, da foz até a cachoeira do Diabo. Seu curso divide-se em três trechos principais: o Baixo Paranapanema, da foz, no rio Paraná, até Salto Grande; o Médio Paranapanema, de Salto Grande até a confluência do rio Apiaí-Guaçu; e o Alto Paranapanema, da confluência do rio Apiaí-Guaçu  até a nascente. Marca a divisa entre São Paulo e Paraná. No percurso, abriga dez usinas hidrelétricas, sítios arqueológicos de 8 mil anos, ruínas de missões de jesuítas do século 18, áreas de preservação ambiental e relíquias da arquitetura e da arte. No Município tem 90,65 km de extensão e seu curso é bastante sinuoso. Nele encontra-se a usina hidrelétrica de Paranapanema. É a principal fonte de captação de água para a cidade. É considerado o único rio de grande porte não poluído do Estado de São Paulo.

Represas:

Represa de Chavantes:
Represa da confluência dos rios Itararé e Paranapanema, cercada de montanhas. Nela é possível a navegação em trechos superiores a 300 Km.

Represa Jurumirim:  
Represa formada pelo Rio Paranapanema, com 100 km de comprimento e 3 km de largura. Abrange 9 cidades, sendo elas Angatuba, Paranapanema, Itatinga, Avaré, Itaí, Arandu, Cerqueira Cesar, Taquarituba e Piraju. Possui 1.800 m de praias com areias brancas. É muito piscosa e procurada para esportes náuticos, balonismo e pescarias. Seu nome, na língua Tupi Guarani significa bica pequena, foz pequena de um rio ou a entrada pequena de uma baía.

Represa de Santa Cruz / Represa Paranapanema:
Represa de propriedade da Cia Luz & Santa Cruz, abastece Piraju e diversas cidades da região. Propícia à prática de navegação e esportes náuticos, como a canoagem que, por dois anos seguidos tem etapas do Campeonato Estadual realizadas no leito do rio. Possui 6 km navegáveis e queda d'água iluminada.
Localização: Em frente à Praça Benedito Silveira Camargo.    

Represa Piraju:
Represa formada pelo Rio Paranapanema, e a Escada de Peixes que oferece, na época da piracema, um belíssimo espetáculo visual com a subida dos peixes à jusante da Represa. Pertence à Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, do Grupo Votorantim.
Localização: 10 km do Centro. 

Cachoeiras:

Cascata do Cisne:
Queda d'água de 15 m de altura.

Cascata do Ribeirão Neblina:
Conjunto de três quedas d'água.

Cascata do Palmital:

Salto do Dr. Simão:
Queda propícia à prática de canoagem.

Cachoeira Castelo:
Possui infra-estrutura turística.
Localização: Fazenda Capitão Mourão, 4 km do Centro.

Cachoeira Arco-Íris:
Queda que abriga diversos pontos de corredeiras e uma pequena gruta sob a cortina das águas.
Localização: Fazenda Capitão Mourão, 4 km do Centro.  

Praias:

Prainha:
Praia do Rio Paranapanema, possui área para camping, churrasqueira e pesca.
Localização: Rodovia SP-261, 16 km do Centro.

Ilhas:

Ilha da Pedrinha:
Ilha com 3,4 ha, localizada na represa Jurumirim, é cercada por pedras exóticas. Propícia à natação, pesca e acampamento.
Localização: Rodovia SP-261, 17 km do Centro.

Ilha de Caiwá:
Ilha propícia ao acampamento ecológico.

Mirantes:

Mirante do Paranapanema:
Mirante com 400 m, oferece vista panorâmica da Cidade, do rio Paranapanema e do Parque de Exposições Municipal (Fecapi).
Localização: Distrito de Tibiriçá do Paranapanema.

Áreas de Lazer:

Parque de Exposições Municipal / Fecapi:

Calçadão da Margem Direita do rio Paranapanema:
Área de lazer situada junto à Represa Santa Cruz, oferece vista panorâmica do Rio Paranapanema em uma extensão de 800 m. Propício às caminhadas.

Parque do Dourado /Antigo Posto Agropecuário Municipal:
Área de lazer com 21 ha, possui local apropriado para a prática de pesca, trilhas para caminhadas ecológicas, quiosques com churrasqueiras, criação de diversos animais (coelho, boi, cavalo, porcos, frangos), viveiros de mudas de árvores frutíferas e ornamentadas, estufas de verduras, etc.
Localização: 5 km do Centro.

Áreas de Preservação:

Área de Proteção Ambiental Corumbataí-Botucatu-Tejupá:
Área de preservação criada em 1983, esta subdividida em três perímetros distintos:
Perímetro Corumbataí - Área de 272.692 ha que abrange as terras dos Municípios de São Carlos, Analândia, Brotas, Itirapina, Corumbataí, Ipeúna, Rio Claro, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Santa Maria da Serra, São Pedro, Charqueada e São Manuel (Ilha do Serrito). Protege as Serras de São Pedro e Itaqueri, possui inúmeras cachoeiras e é um centro de ecoturismo no Estado, principalmente nos municípios de Brotas e São Pedro.
Perímetro de Botucatu - Área de  218.306 ha que abrange as terras dos Municípios de Itatinga, Bofete, Botucatu, Avaré, Guareí, Porangaba, São Manuel, Angatuba e Pardinho. Protege a Serra de Botucatu, entre os rios Tietê e Paranapanema e o aqüífero Guarani (Botucatu-Pirambóia), considerado o segundo maior do mundo. Nele encontra-se um dos mais importantes sítios arqueológicos do Estado, o Abrigo Barandi, no município de Guareí, com registros pré-históricos com cerca de 6 mil anos.
Perímetro APA Tejupá - Área de 158.830 ha que abrange as terras dos Municípios de Timburi, Sarutaiá, Piraju, Tejupá, Fartura, Taquaí, Barão de Antonina, Itaporanga, Coronel Macedo e Taquarituba. Protege a Serra de Fartura e os recursos hídricos representados pelos  rios Verde, Taquari e, com maior presença, o Paranapanema.

Bosque das Jabuticabeiras:
Área de preservação tombada em 1996.
Localização: Próximo à Ponte/Barragem da Usina Paranapanema.

Floresta Estadual de Piraju:
Área de preservação com 680 ha, criada em 1945, possui colinas com altitudes entre 540 e 658 m, lagos, mata nativa, várias espécies de animais, entre pássaros e macacos, trilhas para caminhadas, plantação de eucalipto, alojamento e  uma escola ambiental.
Localização: 6 km do Centro.






Busca no Site:
Busca por município:

© Copyright 2000-2013 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal