Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 15 de Dezembro de 2018

Bandeira do Brasil
Bandeira do Brasil

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
» Capitais
  :: Piratuba - SC
    .: Dados Gerais
    .: História
    .: Informações
    .: Lazer
    .: Turismo Cultural
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 


Piratuba - SC

História

A história de Piratuba começou em 1910, quando a Brazil Railway Co. construiu a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul e instalou no baixo Vale do Rio do Peixe um acampamento para os seus operários, que gerou a primeira povoação. A Vila Rio do Peixe, como era denominado o antigo núcleo, a partir de 18 de fevereiro de 1949 quando se tornou município, passando a chamar-se Piratuba, que significa “abundância de peixes” na linguagem Tupi-Guarani. 
Após a construção da estrada de ferro, Piratuba viveu a fase da extração da madeira, e, com a chegada de descendentes de alemães e italianos, em sua maioria do Rio Grande do Sul, tornou-se um município essencialmente agrícola. 
O marco da grande mudança ocorreu em 1964, quando a Petrobrás decidiu pela pesquisa de petróleo na região. Ao perfurar um poço de 2.271,30 metros de profundidade, em lugar do cobiçado “ouro negro” encontrou um lençol de águas sulfurosas a uma temperatura de 38,6º. As águas, de propriedades medicinais situam-se a 674 metros de profundidade e, a partir da sua descoberta, transformaram-se no argumento principal para milhares de visitarem Piratuba, em busca de agradáveis dias de descanso e de alívio para muitas mazelas de ordem crônica. Médicos recomendam banhos nessas águas visando soluções terapêuticas para afecções da pele, reumatismo, úlceras, eczemas, hipertensão arterial e outros problemas de saúde.
A atração das águas termais é reforçada pela beleza dos bosques e florestas nativas que cercam a cidade, proporcionando paisagens exuberantes e o clima ideal para temporadas de relaxamento. O Turismo Rural e Ecológico bem desenvolvido é uma boa alternativa para os visitantes que, na Rota do Maratá, podem fazer caminhadas em trilhas ecológicas, apreciar quedas d´água e conhecer as propriedades rurais com pomares de citros, parreirais, alambiques de cachaça e licores, laticínios e fisgar peixes nos açudes. 
Hoje, com pouco mais de 6.000 mil habitantes, Piratuba é o pólo turístico da rota “Vale do Contestado”. Oferece 14 hotéis, além de meios alternativos de hospedagem, boa rede de restaurantes e serviços adequados. Com este potencial Piratuba constitui-se em excelente destino para a realização de eventos, que já tem no turismo a base da sua economia.

Autor e Colaborador: Secretaria Municipal de Turismo de Piratuba-SC - 14/07/2006






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal