Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Dezembro de 2018

Bandeira de São Paulo
Bandeira de São Paulo

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
» Capitais
  :: São Bernardo do Campo - SP
    .: Dados Gerais
    .: História
    .: Informações
    .: Lazer
    .: Turismo Cultural
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 


São Bernardo do Campo - SP

Lazer
Rios | Represas | Relevo | Parques | Áreas de Lazer | Áreas de Preservação

Rios:

Rio Cubatão de Cima:
Rio que nasce em São Bernardo e desagua no Rio Cubatão. 

Rio Pedra Branca:

Rio Capivari:

Rio dos Meninos: 
Nasce no Bairro Demarchi, no Município de São Bernardo, serve de divisa entre os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Desagua no Rio Tamanduateí em São Paulo. Em suas margens que se construíram o primeiro caminho para o mar, a fazenda São Bernardo, no ano de 1717 e que daria origem ao atual município de São Bernardo do Campo e se implantou a primeira indústria do ABC.

Ribeirão das Antas:
Rio que nasce em São Bernardo e desagua no Rio Cubatão de Cima.

Córrego Taioca:
Rio que nasce entre os Jardins Las Vegas, Milena (Santo André) e bairro Baeta Neves (São Bernardo), fazendo divisa entre os dois municípios. Desagua no Ribeirão dos Meninos em São Bernardo do Campo.

Córrego Itororó:
Rio que nasce na vila Floresta, em Santo André e desagua no Ribeirão dos Meninos em São Bernardo do Campo.

Córrego Palmares:
Rio que nasce na vila Palmares, em Santo André e desagua no Ribeirão dos Meninos em São Bernardo do Campo.

Ribeirão dos Couros: 
Rio que nasce no Município de Diadema e divide os Municípios de São Bernardo do Campo e Diadema e São Paulo e São Bernardo do Campo. Desagua no Ribeirão dos Meninos.

Represas:

Represa Billings / Represa do Riacho Grande: 
Represa formada pelo represamento das águas do Rio Grande e do Rio das Pedras, foi construída em 1928 e é utilizada para abastecimento de água da região. Sua área no Município é de 75,82 km². Propícia à pesca e passeios de barco. Banha os Municípios de Santo André, São Paulo, São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Localização: Via Anchieta km 29, Via Imigrantes Estrada Velha do Mar.

Logradouros:

Bairro do Riacho Grande:
Bairro que apresenta maior potencial para a exploração e o desenvolvimento do turismo em São Bernardo. É muito freqüentado pois nele encontram-se diversos clubes, parques e chácaras, entre os quais o Parque Estoril e o Zoológico. É palco de vários eventos do Município.

Relevo:

Pico da Bonilha / Montanhão: 
Formação montanhosa com 986,5 m de altitude, oferece vista panorâmica de toda a região. 
Localização: Bairro Montanhão, extremo sudeste do Município.  

Parques:

Zoológico Municipial de São Bernardo do Campo / Parque Ecológico Chico Mendes: 
Área de lazer, criada em 1955, possui campo de futebol, brinquedos pagos e teleférico. Abriga a Capela de São Judas Tadeu. 
Localização: Av. Portu
gal, s/nº, Riacho Grande.

Parque Estoril: 
Área de lazer com mini-zôo, teleférico, praia artificial e passeios de barco.
Localização: Av. Portugal, acesso pelo km 29 da Via Anchieta, Distrito de Riacho Grande - Tel: 4354-9087. 
Funcionamento: 3ª a 6ª feira das 8:00h às 17:00h e sáb., dom. e feriados das 8:00h às 18:00h.

Centro de Exposições Peão Boiadeiro:

Centro de Feiras e Convenções Vera Cruz:
Localização: Av. Luca Nogueira Darcez, 856 - Tel: 448-9121.

Áreas de Lazer:

Cidade da Criança: 
Mini cidade, criada em 1968, com 2 alqueires, abriga diversos brinquedos, teleférico, trenzinho, lagos e cisnes, pistas de choques e de motocross, réplica de uma cidade do interior paulista, miniaturas do Rio Amazonas e da Transamazônica, oca indígena e animais da fauna Amazônica.
Localização: Bosque onde funcionou a Cia. Cinematográfica Vera Cruz, Rua Tasman, 301 , Jardim do Mar, acesso pelo Km 18 da Via Anchieta - Tel: 4125-2379. 
Funcionamento: 3ª a 6ª feira das 10:00h às 17:00h e sáb., dom. e feriados das 9:00h às 18:00h.

Ginásio Poliesportivo: 
Área de lazer construída em 1999, é o segundo maior ginásio de esportes do Estado de São Paulo. Comporta 6.000 pessoas sentadas.  

Áreas de Preservação:

Parque Estadual da Serra do Mar: 
Área de preservação com 315.390,69 ha, numa extensão que vai desde a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até o município de Itariri, no sul do Estado, passando por toda a faixa litorânea abrangendo os Municípios de Bertioga, Biritiba-Mirim, Caraguatatuba, Cubatão, Cunha, Itanhaém, Itariri, Juquitiba, Moji das Cruzes, Mongaguá, Natividade da Serra, Paraibuna, Pedro Toledo, Peruíbe, Praia Grande, Salesópolis, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Luís do Paraitinga, São Paulo, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba. É a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil. Está dividido nos seguintes núcleos:

  • Núcleo Cubatão - Área com 115 mil ha, envolvendo quinze municípios da região metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista, é um refúgio da vida selvagem coberto de mata e com várias cachoeiras. Nele encontram-se as nascentes que formam riachos e rios que abastecem a Baixada Santista. Não possui hospedagem. Tel: 361-3154.

  • Núcleo Caraguatatuba - Área com 88.000 ha, abrangendo as terras dos Municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Paraibuna, Salesópolis e Natividade da Serra. Abriga e mantém inúmeras nascentes que formam os riachos e córregos de água pura que fazem parte de importantes bacias hidrográficas, como as dos rios Pardo, Guaxinduba e Claro. Possui uma hospedaria simples. Tel: 422-3166.

  • Núcleo Santa Virgínia/Terra das Cachoeiras - Área com 9.000 ha, ocupa áreas de quatro municípios do Vale do Paraíba do Sul: São Luis do Paraitinga, Cunha, Ubatuba e Natividade da Serra. Possui muitas corredeiras e 17 cachoeiras dos rios Ipiranga, Ribeirão Grande, Paraibuna e seus afluentes que abastecem os Municípios do Vale do Paraíba do Sul e 80% da população do Rio de Janeiro. Possui uma hospedaria com capacidade para receber 15 pessoas nos finais de semana. Tel:  3671-9159.

  • Núcleo Picinguaba - Área com 47.000 ha, ocupa as terras do Município de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Abriga Mata Atlântica, cachoeiras de águas cristalinas, mar de praias ainda selvagens, uma histórica Casa de Farinha, a Vila Picinguaba, uma aldeia de pescadores na Praia do Cambury e um agrupamento de pequenos posseiros no sertão da Fazenda Picinguaba. Faz a ligação entre o Parque Estadual da Serra do Mar, o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Área de Proteção Ambiental - APA do Cairuçu, no Estado do Rio de Janeiro. É o único ponto do Parque que atinge a orla marítima. Possui hospedaria. Tel: 432-4149.

Área Natural Tombada do Haras São Bernardo / Chácara da Baronesa:
Área tombada em 1990 abrangendo os Municípios de Santo André e São Bernardo.  






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal