Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 26 de Junho de 2019

Bandeira do Rio de Janeiro
Bandeira do Rio de Janeiro

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
» Capitais
  :: Sumidouro - RJ
    .: Dados Gerais
    .: História
    .: Informações
    .: Lazer
    .: Turismo Cultural
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 


Sumidouro - RJ

História

As terras do atual Município começaram a ser desbravadas devido ao contrabando de ouro vindo das Minas Gerais que abriu trilhas pelo vale do Rio Paquequer, no séc. XVIII. Em 1786 instalou-se ali um posto militar, ao redor do qual se concentrou o primeiro núcleo de colonos. Com o declínio do ouro, a população desses povoados, que se ergueram ao longo desta trilha, descobriu na agricultura cafeeira uma forma de assegurar seu sustento. Em 1822 é construída a Capela de Nossa Senhora da Conceição, à margem direita do Paquequer e próxima a um grande sumidouro de águas originando uma vila. Em 1836 Sumidouro passa a ser denominada Curato, pertencendo nessa época à Freguesia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo. Em 1843 foi elevada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Paquequer e anexada a Nova Friburgo. Sumidouro conheceu, nesta época, o auge da produção cafeeira e várias fazendas se instalam na região. Em 1881 foi anexada a Carmo. Oito anos depois a estrada de ferro chega a Sumidouro e em 1890 é elevada a Município. Logo após sua criação, no entanto, sua autonomia foi suprimida, mas restabelecida em 1892. Já no início do século XX, a economia local, apoiada na produção cafeeira, sofre com a crise de seu maior comprador: os Estados Unidos da América, em função do crack da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. O município entra em um longo período de decadência econômica, quadro que só vai ser revertido com a introdução de um modelo de produção agrícola local baseado na olericultura.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal