Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Agosto de 2017

Bandeira do Brasil
Bandeira do Brasil

» Home
» Brasil
  :: Centro Oeste
  :: Norte
  :: Nordeste
  :: Sul
  :: Sudeste

 
» Estados
» Capitais
» Municípios


Regiões

Sudeste

Através da Região Sudeste que o Brasil mostra sua face urbana. Nela estão as duas Metrópoles Nacionais, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) e uma Regional, Belo Horizonte (MG).
É a mais desenvolvida das regiões, com a maior população do País, a maior densidade demográfica, maior índice de urbanização, maior área industrializada (49,8% dos estabelecimentos), maior consumo de energia, as maiores universidades e centros de pesquisa, a mais organizada rede viária, os portos e aeroportos mais movimentados, uma agropecuária de grande peso na economia e um setor terciário diversificado com o mais volumoso comércio do Brasil.
É a maior produtora de café, cana-de-açúcar e laranja, além de ter o maior e melhor rebanho bovino e a maior produção de leite e derivados.
Banhada pelas Bacias do Paraná e São Francisco, conta com uma série de usinas hidrelétricas, com destaque para as de Três Marias, no Rio São Francisco e Furnas, no Rio Grande em Minas Gerais e a de Ilha Solteira, em São Paulo.
Abriga o Quadrilátero Ferrífero, no centro-sul de Minas Gerais, de onde se extrai ferro, manganês, bauxita e ouro, além da Bacia Petrolífera de Campos, no Rio de Janeiro, que produz mais da metade do petróleo nacional.
O relevo é dominado por terrenos elevados, sendo metade acima de 500 m. É uma região de convergência de massas de ar polares e tropicais, por isso as frentes frias são comuns nos meses de inverno, e as geadas, nos invernos mais rigorosos, causam enormes prejuízos à agricultura. O clima apresenta bastante diversidade, apresentando desde o tropical até a caatinga.
A população é formada por imigrantes italianos, portugueses, espanhóis, alemães e japoneses além de receber migrantes de todo o país, principalmente do Nordeste, em busca de emprego e melhores condições de vida que ao chegarem, passam a morar em favelas.
Mistura de trabalho, beleza, cultura, arte, sol, praias, grutas, montanhas, arquitetura desde colonial até a moderna e uma culinária variada é um point turístico dos mais importantes.
O artesanato é diversificado com grande quantidade de peças em pedra sabão e ferro.
A culinária é baseada na fartura de carnes, sendo que seus pratos típicos são: tutu com lombo de porco, feijão tropeiro com lingüiça, torresmo e couve picada, leitoa assada, feijoada, frutos do mar e bife com fritas além do pão de queijo e da ambrosia. O queijo minas e as compotas de frutas estão sempre presentes.

Dados Gerais:


Estados

Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Área

927.286,2 km² - 10,9% do território 

População

72.412.411 habitantes (2000)

Densidade Demográfica

78,09 hab/km²

Expectativa de vida homens - 63,5 anos
mulheres - 71,6 anos
Educação

18% analfabetismo

Escolaridade

1º grau - 73,2%

2º grau - 11,3%
Superior - 6%
Temperatura Média

22ºC

Economia

Indústria e agricultura


® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal