Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Agosto de 2017

Bandeira do Brasil
Bandeira do Brasil

» Home
» Brasil
  :: Centro Oeste
  :: Norte
  :: Nordeste
  :: Sul
  :: Sudeste

 
» Estados
» Capitais
» Municípios


Regiões

Sul

É a menor Região brasileira. Sua principal característica é a população, loura e de olhos claros, composta pelos descendentes de imigrantes europeus, principalmente italianos, açorianos, poloneses e alemães, que aqui chegaram no final do século XIX para formarem colônias agrícolas. Mais tarde vieram japoneses que se instalaram ao norte do Paraná.
Apresenta clima subtropical com as temperaturas mais baixas do País, chegando a nevar nas montanhas, sendo a única Região onde as quatro estações são notadas de forma bem definida. Seu relevo apresenta, em sua maioria, planaltos e no extremo sul, colinas onduladas chamadas de Coxilhas caracterizadas pela vegetação rasteira denominada Campanha Gaúcha. É banhada pela Bacia do Paraná, com enorme potencial hidrelétrico, aproveitado pela Usina de Itaipu, a maior do mundo.
É a segunda área mais industrializada do Brasil, com o parque industrial nas áreas metropolitanas de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), com indústrias alimentícias, frigoríficos, têxtil, madeireira, calçados, metalúrgica e vinícola.
A agricultura comercial é desenvolvida sendo as principais culturas, o trigo, a soja, o arroz, o milho, o feijão e o tabaco, o que diminuiu a disponibilidade de terras, obrigando várias famílias a migrar, daí o aparecimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
A pecuária destaca-se nos pampas gaúchos com rebanhos de origem européia, enquanto a porção serrana é a maior produtora de vinho. A suinocultura é praticada no oeste de Santa Catarina e do Paraná, em associação com o cultivo de milho para ração, sendo por isso, o local de maior concentração de frigoríficos.
O extrativismo do pinho, no Paraná, e do carvão mineral, no sul de Santa Catarina, responsável por 75% da produção nacional, são outras fontes de riqueza da região.
Abrigando paisagens deslumbrantes, a Região tornou-se famosa pelo espetáculo das Cataratas do Iguaçu, uma das maiores do mundo, além da Hidrelétrica de Itaipu, porém seus atrativos vão além. Curitiba, com moderno planejamento urbano e alta qualidade de vida e Vila Velha, com suas rochas formando imagens, no Paraná; o Vale do Itajaí e o litoral catarinense; Gramado e Canela, nas montanhas, as Ruínas de São Miguel e arredores de Santo Ângelo, recordações dos 210 anos de missões jesuíticas e Torres, praia exótica no Rio Grande do Sul são exemplos de atrativos oferecidos pela Região.
Um dos eventos que mais atraem os turistas é a Oktoberfest, realizada em outubro na Cidade de Blumenau (SC). Em sua culinária destacam-se o churrasco ao fogo de chão, o barreado, o porco no rolete, chimarrão e vinho.
As tradições sulista são mantidas de geração em geração, de chimarrão em chimarrão.

Dados Gerais:


Estados

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Área

577.214 km² -  6,8% do território 

População

25.107.616 habitantes (2000)

Densidade Demográfica

43,49 hab/km²

Expectativa de vida homens - 65 anos
mulheres - 72,5 anos
Educação

18% analfabetismo

Escolaridade

1º grau - 77,4%

2º grau - 11,1%
Superior - 5,4%
Temperatura Média

20ºC

Economia

Agropecuária


® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal